Verão sem dor: como curtir o sol cuidando da sua saúde reumática
Cerca de 15 milhões de pessoas são acometidas por doenças reumáticas e devem redobrar a atenção ao sol durante as férias
Com a aproximação do verão e o aumento das atividades ao ar livre, cresce também a preocupação com a saúde de pessoas que convivem com doenças reumáticas, que, só no Brasil, cerca de 15 milhões de pessoas, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR). Um número expressivo que reforça a importância da conscientização sobre cuidados essenciais durante a estação mais quente do ano.
Entre essas condições, o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma das que mais exigem atenção devido à sensibilidade elevada à radiação ultravioleta (UV). O lúpus é uma doença autoimune séria, crônica e sem cura, na qual o sistema imunológico ataca tecidos e órgãos saudáveis do próprio corpo. A enfermidade pode comprometer múltiplos sistemas, como a pele, células sanguíneas, articulações, rins, coração, cérebro e pulmões. Sem tratamento adequado, pode evoluir para complicações graves e até levar à morte.
Os sintomas são variados e podem surgir de forma súbita ou gradual. Entre os mais frequentes estão: desânimo, febre baixa, perda de apetite e peso, além de manifestações musculoesqueléticas e cutâneas. “Além desses sintomas, lesões de pele, articulações com dores, inchaço e falta de ar também são alguns de seus sinais clínicos”, explica a reumatologista Cláudia Goldenstein Schainberg.
Durante o verão, os cuidados devem ser intensificados. Pessoas com lúpus e outras doenças reumáticas têm maior sensibilidade ao sol, e a radiação UV pode desencadear surtos inflamatórios, agravando sintomas e comprometendo ainda mais órgãos internos. “A exposição solar prolongada pode piorar o quadro devido a diversos fatores, como o uso de medicamentos fotossensibilizantes, a sensibilidade aos raios ultravioleta, a ativação do sistema imunológico e a piora dos sintomas cutâneos”, alerta Schainberg.
Além do lúpus, outras doenças reumáticas como artrite reumatoide e espondiloartrites também podem apresentar agravamentos com o calor extremo e a exposição inadequada ao sol.
Como se proteger durante o verão
Entre as orientações essenciais para prevenir crises estão o uso diário de protetor solar com FPS 50 ou superior, reaplicado a cada duas horas, além da preferência por roupas com proteção UV, chapéus e óculos. Também é fundamental evitar a exposição direta ao sol entre 10h e 16h, manter-se bem hidratado e continuar o acompanhamento médico regular, seguindo rigorosamente o tratamento prescrito.
“Com cuidados simples, mas consistentes, o paciente consegue aproveitar o verão, viajar e manter sua rotina de férias com segurança. A prevenção é a principal aliada para evitar crises e complicações”, reforça a reumatologista Cláudia Goldenstein.
Sobre a Dra. Cláudia Goldenstein Schainberg
Com uma ampla experiência na área da saúde, Dra. Cláudia é graduada em Medicina pela Universidade Federal da Bahia e possui mestrado e doutorado pela Faculdade de Medicina da USP. Fez também especialização em Reumatologia no Canadá e Estados Unidos.
A Dra. Cláudia declara a importância sobre assuntos sociais relacionados à saúde, bem-estar, qualidade de vida, autocuidado e humanismo. Atualmente exerce atividades de ensino, assistência e pesquisa no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, onde chefia o Laboratório de Imunologia Celular do LIM-17 e o Ambulatório de Artrites da Infância.
Também faz parte do corpo clínico dos hospitais Israelita Albert Einstein, Sírio Libanês e Alemão Oswaldo Cruz. Já no Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, atua nos Ambulatórios de Osteoartrite, Gota e Espondiloartrites.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário