Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Produtos químicos em maquiagens e a infertilidade: O que você precisa saber

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria Eduarda Paloco
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Foto: Pixabay Foto: Pixabay

Os chamados “produtos químicos eternos”, presentes em itens do dia a dia como panelas antiaderentes, maquiagens à prova d’água e roupas impermeáveis, podem estar impactando mais do que apenas nosso meio ambiente

Substâncias perfluoroalquiladas, ou PFAS, foram associadas à redução da fertilidade feminina, de acordo com uma pesquisa realizada em Singapura. O estudo, publicado recentemente, indica que mulheres com níveis mais altos desses químicos no sangue têm uma redução de 5-10% na fecundabilidade e uma probabilidade significativamente menor de gravidez clínica e parto ao longo de um ano.

O Dr. João Guilherme Grassi, especialista em reprodução humana, destaca que esses agentes tóxicos são amplamente usados para tornar produtos repelentes à água e óleo, como maquiagem à prova d´água, panelas antiaderentes e roupas impermeáveis. "Os PFAS podem estar ligados à desregulação hormonal e ao aumento de condições como endometriose e síndrome dos ovários policísticos, impactando diretamente a fertilidade feminina", explica. Além disso, os PFAS são conhecidos por se infiltrar na pele, o que pode aumentar os níveis de exposição e seus efeitos no organismo.

Embora as descobertas sejam preocupantes, outros fatores também contribuem para a tendência na queda global da fecundidade observada nos últimos 50 anos, como a obesidade, a exposição a poluentes e o aumento das infecções sexualmente transmissíveis. Grassi sugere que o planejamento familiar e o aumento da escolaridade levam as mulheres a postergar a gravidez, o que também influencia as taxas de fertilidade, já que a fertilidade feminina decai significativamente com o aumento da idade. "a chance de gravidez espontânea aos 25 anos é ao redor de 25% ao mês, já aos 40 anos é aproximadamente 10% ao mês em casais saudáveis. Presenciamos mundialmente uma queda na taxa de fecundidade. O ideal para a reposição da população é 2,1 filhos por casal, a taxa brasileira atual é de 1,9” ressalta.

Apesar das preocupações, o Dr. Grassi aconselha cautela: "Não devemos criar alarde. É essencial que as mulheres que desejam engravidar busquem orientação médica adequada. Cada caso é único, e o acompanhamento profissional é vital."

Com o avanço das pesquisas, é preciso compreender melhor os impactos dos PFAS na saúde reprodutiva. Enquanto isso, a orientação, segundo o especialista, é sempre estar informado, e consultador um médico para garantir decisões seguras e saudáveis, além de buscar opções mais naturais para evitar contaminações excessivas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar