Brasil,

5 Dicas Para Tratar a Dor no Joelho e Evitar Lesões

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Solange Capozzi
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

5 Dicas Para Tratar a Dor no Joelho e Evitar Lesões

Você sai do treino com o joelho doendo? Sente dor no joelho para sentar, levantar ou subir uma escada? Então essas dicas são para você, seja qual for a causa das suas dores.

O Porquê das Dores nos Joelhos

De acordo com a Pesquisa “Os Pés Brasileiros” feita pela Pés Sem Dor com 21.423 pessoas, 34,3% dos homens e 46,9% das mulheres têm dor nos joelhos, e 87,1% dessas pessoas dizem que a dor é intermitente. Os joelhos participam de praticamente todos os movimentos que fazemos com os membros inferiores, caminhar, correr, saltar, girar, sentar, levantar, subir e descer. Quando isso é feito com repetição ou impacto em excesso os joelhos ficam sobrecarregados, podendo doer, sofrer lesões ou desenvolver patologias.

Obesidade e o desgaste nas articulações também estão entre as causas das dores nos joelhos, o peso do corpo sobrecarrega as estruturas dos joelhos podendo causar dores e até lesões, como a condromalácia e a artrose, como explica Mateus Martinez, diretor de Fisioterapia na Pés Sem Dor, no vídeo “Dores nos Pés e Joelhos: qual a relação com o peso”. E o desgaste nas articulações, embora seja mais comum entre idosos, pode acontecer mais cedo. Além, é claro, dos traumas, acidentes envolvendo os joelhos são comuns e, dependendo do grau, podem exigir até intervenção cirúrgica.

Joelhos Valgos e Varos

As pernas de quem tem joelhos valgos formam um “X”: os joelhos são mais próximos do que os pés. Ao contrário, as pernas de quem tem joelhos Varos formam um “arco”: os joelhos se projetam para fora, distanciando-se um do outro, conta Mateus Martinez no vídeo: Saiba o que é Joelho Valgo e Varo.Uma imagem contendo Diagrama Descrição gerada automaticamente

Essas alterações podem fazer parte da anatomia da pessoa, ou podem ocorrer em função da forma como a pessoa pisa, se a pisada é pronada, ou seja, para dentro, a tendência é que a pessoa tenha o joelho valgo, e se a pisada é supinada, para fora, o joelho tende a ser varo. Ter joelhos varos ou valgos não significa necessariamente que a pessoa vai sofrer com dores. Porém, se os seus joelhos doem é importante verificar se o formato do joelho ou o jeito de pisar não está na causa do problema, ou não está agravando as dores.

Como combater e prevenir as dores nos joelhos

- Atividade Física – Além de fortalecer e melhorar a mobilidade dos joelhos, a atividade física ajuda na perda de peso, combatendo as causas da dor. Porém, quem já sofre com dores nos joelhos precisa contar com acompanhamento profissional, um educador físico vai definir um programa de exercícios de baixo impacto: natação, pilates, caminhada e hidroginástica são mais indicados por não sobrecarregar os joelhos.
- Dieta – Além da perda de peso, que vai reduzir a sobrecarga eliminando a causa das dores, quem tem artrose também deve buscar a orientação de um nutricionista para consumir alimentos antiinflamatórios, que estimulem o aumento da síntese de colágeno e cartilagem, elementos que protegem os ligamentos dos joelhos.
- Fisioterapia para fortalecimento – Além de exercícios específicos, a fisioterapia pode contribuir com diversos recursos fisioterapêuticos que ajudam na eliminação das dores e no fortalecimento. Quando os músculos da coxa, joelho, panturrilha e outros são fortalecidos, passam a absorver parte do impacto que o joelho sofre no dia a dia, protegendo os ligamentos e cartilagens e reduzindo o desgaste.
- Palmilhas sob medida para joelho valgo e para joelho varo - As palmilhas ortopédicas, feitas sob medida podem ajudar e muito a pessoa que sofre com dores nos joelhos. Primeiro, porque ela corrige a pisada oferecendo suporte para que os seus pés não pisem nem para fora, nem para dentro, alinhando a pisada e os joelhos, evitando lesões e dores. A palmilha também ajuda a absorver impacto nas atividades do dia a dia, poupando tanto os pés, quanto os tornozelos e os joelhos. Quem pratica atividade física pode contar com palmilhas específicas que vão reduzir o estresse pela repetição e proteger pés e joelhos de movimentos que possam provocar dores e lesões.
- Consulte um especialista – Não subestime suas dores, se o joelho está incomodando, procure a ajuda de um especialista. A Pés Sem Dor conta com quase 80 unidades de atendimento pelo Brasil onde oferece avaliação gratuita dos pés, tornozelos e joelhos. Durante a avaliação é possível conhecer o tipo de pisada, além de verificar se joelhos Valgos ou Varos estão causando estresse, sobrecarga ou lesões. A Pés Sem Dor também orienta sobre a necessidade de acompanhamento médico e exercícios, além de indicar o tratamento com palmilhas ortopédicas sob medida. Interessados podem agendar a avaliação gratuita pelo site https://www.pessemdor.com.br/agendamento/ ou pelo telefone 4003-8883.

A Pés Sem Dor também fornece mais dicas exclusivas sobre todo tipo de dores, inclusive joelhos, em seu perfil oficial no Instagram.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar