Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Controle emocional: o que é e como colocá-lo em prática

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luiza Fruet
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Controle emocional: o que é e como colocá-lo em prática

Habilidade permite que as pessoas tomem decisões sábias durante momentos de grande pressão ou dificuldade

As pessoas precisam lidar, diariamente, com diversas emoções positivas e negativas. Porém, nem todas sabem controlar e expressar seus sentimentos em determinadas situações. Márcia Karine Monteiro, psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista, explica a importância do controle emocional para a vida, não apenas para o âmbito profissional.

“Caso o indivíduo não tenha esse domínio, ele pode apresentar reações inesperadas. Isso costuma ocorrer em casos de muita raiva, empolgação, tristeza ou animação, por exemplo. As pessoas agem sem pensar, no calor do momento. Após determinado tempo, quando mais calmas, acabam se arrependendo por terem deixado o lado emocional se sobressair”.

A psicóloga orienta que é preciso tentar resistir ao impulso, demonstrando um autocontrole, respirando e pensando antes de qualquer decisão. “Além disso, é importante saber controlar suas emoções e conhecer os gatilhos que costumam dispará-las. Dessa forma, a pessoa já tem uma ideia de qual reação pode ocorrer e procurar evitá-la. Outro detalhe é aceitar seus sentimentos negativos. Não é correto fingir que eles não existem”.

Outra dica para não se arrepender de atos impulsivos é buscar lidar com as situações por meio de uma conversa assertiva. Para melhor trabalhar as técnicas de controle emocional, é indicado procurar um profissional qualificado.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar