Brasil,

Abril Verde: transportadoras se movimentam para intensificar políticas de segurança e saúde nas empresas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rodrigo Bernardino
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Imagem: Banco de imagens/Canva Imagem: Banco de imagens/Canva

Somente no último ano, quase 47 mil acidentes foram registrados entre os setores de serviços, comércio, produção de bens e outros

No último ano, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) registrou, somente no primeiro semestre, 46,9 mil acidentes de trabalho em todo o estado. Este número abrange diversos setores, incluindo o de hospitais, serviços, indústria, indústria de transformação, agropecuária, entre outros, que apresentaram os maiores índices de ocorrências.

Com resultados expressivos de acidentes a cada ano, o mês de abril busca a conscientização e importância sobre a saúde e segurança no ambiente de trabalho através da campanha Abril Verde, trazendo temas de discussão preponderantes para empresas de diversos setores, destacando os pilares essenciais para a preservação do bem-estar e da integridade dos trabalhadores.

Nesse contexto, a Anacirema Transportes reforça seu compromisso com a promoção de políticas internas voltadas à saúde e à segurança dos colaboradores no transporte rodoviário de cargas, conscientizando sobre a importância de medidas preventivas e a criação de uma cultura organizacional que valorize a vida e o cuidado mútuo.

Para José Alberto Panzan, diretor da empresa e presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Campinas e Região (SINDICAMP), o trabalho acerca dessas políticas precisa ser intensificado nas transportadoras: “Na Anacirema, entendemos que o capital humano é um dos nossos maiores alicerces. Portanto, é de nossa responsabilidade promover todos os recursos necessários para que os colaboradores exerçam suas funções com segurança”, comenta o executivo.

A segurança continua sendo um tema altamente discutido no transporte rodoviário de cargas, visto que o setor historicamente sofre com a criminalidade nas estradas, além das más condições dos principais trajetos para as operações, que acabam colocando em risco a vida do profissional que está atrás dos volantes.

Para mitigar essas questões, José Alberto Panzan destaca a existência de políticas claras de segurança e saúde em sua empresa. "Implementamos diálogos diários de segurança (DDS) e diálogos semanais de segurança (DSS) para promover uma cultura de segurança sólida e responsável", afirma. Além disso, a empresa também adotou o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) como uma ferramenta de conscientização adicional. Essas políticas são regularmente comunicadas a todos os colaboradores, garantindo uma abordagem abrangente em todos os setores da organização, principalmente aos motoristas.

Apesar dos bons esforços, o executivo reconhece que existem desafios na implementação e manutenção de políticas eficazes de saúde e segurança, especialmente nas operações, e que é preciso continuar inovando para melhor aderência e eficácia desses projetos. “A melhoria contínua desse tema nas empresas do TRC requer uma abordagem proativa. É necessário aprender com os erros e criar um planejamento eficaz que fortaleça a cultura da segurança e promova a preservação da vida e do bem-estar acima de tudo, não só dentro dos portões da empresa, mas também em toda a cadeia do transporte”, finaliza Panzan.

Sobre José Alberto Panzan:

José Alberto é graduado em engenharia mecânica pela Universidade Paulista e possui MBA em gestão estratégica pela FGV. Desde 2014, atua como presidente do Sindicato das Empresas de Transporte e Cargas de Campinas (Sindicamp) e diretor operacional da Anacirema Transportes, empresa localizada na cidade de Americana (próxima a Campinas, SP) e especializada no transporte de cargas de lotação de ponto a ponto.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar