Brasil,

Esporão de Calcâneo Pode Doer?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Solange Capozzi
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Esporão de Calcâneo Pode Doer?

Você sabia que pode ter esporão e o calcanhar doer por outro motivo? O esporão de calcâneo acontece pelo excesso de pressão na região. Esse mesmo excesso de pressão sobre o osso do calcanhar também causa dores nos pés. Entenda e saiba como lidar com o problema.

A dor no calcanhar – em maior ou menor grau - atinge 47% da população. A informação foi levantada durante a pesquisa “Saúde e Qualidade de Vida e a relação com os Pés, Tornozelos e Joelhos”. O calcâneo é o osso do calcanhar. Ele é um osso grande, para poder suportar peso do corpo.

Diagrama Descrição gerada automaticamente

Porque o calcanhar dói.

Pressão – Entende-se por pressão o peso do corpo agindo sobre o osso do calcanhar ou sobre pontos específicos dos nossos pés. Numa situação de normalidade, não deve haver dor. Mas se a pessoa tem sobrepeso ou obesidade, a pressão sobre o calcanhar aumenta. O osso do calcanhar pode pressionar tecidos, ligamentos e até a fáscia plantar podendo causar dores nos pés. Informa Mateus Martinez, Diretor de Fisioterapia da Pés Sem Dor, no vídeo “Saiba tudo sobre Esporão de Calcâneo”. Outro motivo que faz aumentar a pressão sob o calcanhar é o tempo que a pessoa permanece em pé ou andando. Professores, enfermeiros, vendedores, corretores e outros profissionais que permanecem muito tempo em pé sofrem mais com dores nos pés, na região do calcanhar pelo excesso de pressão. Outro estudo feito pela Pés Sem Dor identificou que partir de apenas 3 horas em pé, 65% das pessoas relatam sentir dores nos pés e, para cada hora a mais em pé, há piora nas dores.

Impacto – Outro fator que pode provocar dores na região do calcanhar é o impacto. Ele pode ocorrer quando a pessoa tem pés muito chatos ou muito cavos, ou pela forma como a pessoa pisa: muito para dentro (pisada pronada) ou muito para fora (pisada supinada). Pessoas com pés planos, por exemplo, não contam com o arco dos pés para suportar o impacto enquanto caminham, explica Mateus Martinez. Algumas atividades físicas de impacto também podem causar dores nos pés, especialmente quando realizadas com calçados inadequados. Mesmo no dia a dia, nas atividades do cotidiano, calçados rígidos, com solados finos não ajudam a absorver o impacto podendo se tornar uma fonte de dores nos pés.

Como surge o esporão de calcâneo

Toda essa pressão e impacto sobre os pés, além de causar dores na região do calcanhar, podem contribuir para a formação do Esporão de Calcâneo: uma calcificação que se desenvolve embaixo do osso do calcanhar. O Esporão é uma reação natural do corpo à pressão e impacto que o calcanhar recebe no dia a dia, define Mateus Martinez.

Em cerca de 50% dos casos, o esporão não causa dor!

O Esporão não surge de repente. Ele leva anos para se formar. E não necessariamente vai estar associado a dor. Muitas vezes a pessoa tem o Esporão, mas não sente dor nos pés. Ou, se sente, não é necessariamente por causa dele! O Esporão de Calcâneo vai causar dor se pressionar os tecidos que passam embaixo dele. Outra situação bem comum é o esporão pressionar a fáscia plantar, sendo às vezes, confundido com a Fascite Plantar ou provocando o surgimento dela.

Como resolver as dores no Calcanhar

Com ou sem esporão, se você tem dores nos pés deve, primeiro, eliminar as causas, recomenda Mateus Martinez.

Troque os calçados por modelos mais adequados – Essa é a medida mais imediata e simples. Troque as sapatilhas de solado fino e os sapatos sociais muito rígidos por modelos que ofereçam mais amortecimento.

Reconsidere o tipo de atividade física – Reduza as atividades que possam impactar o calcanhar, como as corridas. Converse com seu Educador Físico para que ele reoriente o seu programa de atividades. Avalie também os tênis que você usa no treino. Talvez valha a pena investir num modelo que ofereça mais amortecimento.

Sente-se por 5 minutos a cada duas horas em pé – Se trabalha em pé ou andando, adote essas pequenas pausas para não sobrecarregar demais os calcanhares.

Se estiver com sobrepeso, tente reduzir – A gente sabe que não é fácil perder peso. Mas viver com dores, também não é. Reduzir o peso significa diminuir a pressão sobre os calcanhares e, consequentemente, as dores nos pés.

Use palmilhas ortopédicas sob medida – As palmilhas sob medida da Pés Sem Dor são feitas com precisão digital, a partir de uma avaliação detalhada dos pés. Por isso, elas oferecem o tratamento ideal para resolver as dores nos pés e no calcanhar sem a necessidade de medicamentos ou intervenções. Como são feitas sob medida, elas respeitam todas as dimensões dos pés e vão agir exatamente naqueles pontos onde a dor acontece. A Palmilha sob medida da Pés Sem Dor dá suporte ao arco plantar redistribuindo a pressão para aliviar o peso sobre os calcanhares. Ela também pode incluir um amortecedor para reduzir o impacto no calcanhar. A palmilha sob medida também traz uma leve elevação que vai levar o peso do corpo para a frente, reduzindo a pressão sob o calcanhar, explica Mateus Martinez.

A Pés Sem Dor oferece avaliação gratuita dos pés em todas as suas unidades de atendimento. Interessados podem agendar pelo site ou pelo telefone.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar