Brasil,

Atividades físicas são aliadas na prevenção contra o câncer

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Heverson Bayer
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Atividades físicas são aliadas na prevenção contra o câncer

Manter hábitos saudáveis irá proporcionar mais qualidade de vida e saúde

Cada vez mais a população possui uma rotina que muitas vezes, como dizem, as 24 horas do dia não dão conta. A correria diária faz com que algumas questões importantes sejam deixadas de lado. Entre elas está a prática de exercícios físicos. Nem todo tipo de câncer é evitável, mas alguns deles podem ser prevenidos apenas com escolhas certas no estilo de vida. Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, pelo menos um terço dos cânceres comuns são evitáveis com uma dieta equilibrada, manutenção de um peso saudável e a prática regular de atividades físicas.

O médico oncologista clínico Rafael Vanin de Moraes, do COP – Centro de Oncologia do Paraná, explica que movimentar-se traz benefícios para a saúde de qualquer pessoa. Isso também vale para quem está em tratamento ou já teve câncer. “Quando falamos em atividade física não nos referimos apenas à associada a competições ou exercícios com maior intensidade. Para uma pessoa sedentária, começar a fazer caminhadas ou passear com o pet já é o início de uma mudança que trará benefícios para vida. Caminhar ou ir de bicicleta para o trabalho e subir pelas escadas em vez de usar os elevadores são ações simples, mas que já podem contribuir na prevenção de muitas doenças, entre elas o câncer.”

Pesquisas do Instituto Nacional de Câncer – INCA mostram que a atividade física promove o equilíbrio dos níveis de hormônios, reduz o tempo de trânsito gastrointestinal, fortalece as defesas do corpo e ajuda a manter o peso corporal adequado. A prática de atividades físicas aliada a uma dieta balanceada ajudará na prevenção contra o câncer. “Estudos populacionais apontam que a obesidade e o sobrepeso estão ligados diretamente a um aumento do risco de desenvolver diversos tipos de tumores, como o câncer de mama, principalmente em mulheres que estão na pós-menopausa, de esôfago, câncer colorretal, de endométrio e de fígado”, explica o oncologista clínico.

Ainda segundo levantamentos do INCA, o Brasil terá cerca de 700 mil novos diagnósticos de câncer em 2024. De acordo com o Instituto, esse número de casos seria menor se a população praticasse exercícios físicos diariamente durante ao menos 30 minutos. “É importante lembrar que, mesmo praticando atividades físicas e mantendo hábitos saudáveis, realizar os exames periódicos é fundamental, pois mesmo se exercitando regularmente, algumas pessoas continuam suscetíveis a algum tipo de câncer devido aos fatores genéticos, por exemplo”, ressalta Dr. Rafael Vanin.

Faça o que eu digo e faça o que eu faço

Sabendo da importância da atividade física, Dr. Rafael procura sempre manter um tempo na sua agenda para a prática de corrida de rua. “Há mais de 15 anos me tornei adepto das corridas de rua, incentivado pelo meu pai, que hoje segue correndo com os seus 65 anos. Já corri a São Silvestre, já fiz algumas meias maratonas e a sensação é de que ainda continuarei correndo por muito tempo. Assim espero.”


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar