Brasil,

Faxina Sem Dor: Saiba Como Realizar Tarefas Domésticas da Forma Correta

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ludmila Baldoni
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Faxina Sem Dor: Saiba Como Realizar Tarefas Domésticas da Forma Correta

Especialista explica quais são as formas corretas para lavar a louça e limpar a casa e ainda dá dicas de como evitar dores nas costas durante a faxina.

Quem nunca sentiu dores nas costas ao fazer faxina que atire a primeira pedra, segundo a Organização Mundial da Saúde, sintomas como esses são bastante comuns, já que cerca de 80% da população sente dores nas costas, mas o que pouco se sabe é que existe a maneira correta para realizar estas tarefas. Conheça algumas dicas para aliviar esses incômodos durante a faxina:

Para lavar a louça: Pode fazer em pé ou sentado, o ideal é, se for possível tentar intercalar, caso seja muita louça. “Outra opção é colocar um pequeno apoio em uma das pernas e deixar a outra com o peso do corpo, o apoio pode ser um step ou um banco”, indica Bernardo Sampaio, diretor clínico do ITC Vertebral de Guarulhos. O especialista ainda traz um alerta: “A recomendação de se manter ereto o tempo todo não é recomendado porque vai resultar em mais gasto energético e mais rigidez muscular, o que acarreta em ainda mais dor”, completa.

Quando for limpar o banheiro: Usar um joelho no chão e um pé apoiado para alcançar áreas baixas e, para as áreas mais altas, como o espelho ou azulejo, é ideal optar por equipamentos de apoio, como um banco, escada pequena, vassouras e rodos, elas podem ser fundamentais para evitar dores durante a lavagem do assento, cuba e azulejos do banheiro. Sempre lembrando que o ideal é respeitar os movimentos do seu corpo e as limitações dele.

Na hora de passar roupas: “A altura da mesa ou tábua que serão utilizadas para passar a roupa pode ser sua maior inimiga, se ela não estiver na altura da cintura ou acima, procure outro lugar”, explica Bernardo. “Para garantir que as costas doam ainda menos, é ideal se manter com uma perna ligeiramente à frente da outra para manter o equilíbrio e manter os ombros relaxados para evitar dores na nuca e nos ombros”, completa o fisioterapeuta.

Ao varrer e passar pano: Cabos longos para rodos e vassouras podem ser ideais, já que vai evitar a sobrecarga da coluna, ainda pensando em diminuir as dores nas costas, a mantenha relaxada e faça movimentos moderados, de forma suave, buscando curvar cada vez menos a coluna. Se possível, também opte por pausas a cada cômodo.

Para limpar portas, janelas e paredes: Para alcançar áreas altas, use um pano ou esponja com um cabo longo e para áreas baixas, agache-se ou ajoelhe-se, mantendo as costas retas. Se sentir que não consegue agachar ou ajoelhar, optar por um banco de apoio pode ser uma excelente opção.

“Adotar essas medidas durante a faxina e combiná-las com um estilo de vida saudável, prezando pelo descanso e boa qualidade do sono é fundamental para evitar dores nas costas”, finaliza o fisioterapeuta.

Saiba mais sobre Bernardo Sampaio: Fisioterapeuta pela PUC Campinas, possui especialização e aprimoramento pela Santa Casa de São Paulo e é mestrando em Ciências da Saúde pela mesma instituição. Atua como professor universitário em cursos de pós-graduação na área de fisioterapia músculo esquelética e é Diretor Clínico do Centro Especializado em Movimento (CEM), ITC Vertebral e Instituto Trata, de Guarulhos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar