Brasil,

Pés Diabéticos – Entenda O Que É, Como Evitar e Como Cuidar

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Solange Capozzi
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Pés Diabéticos – Entenda O Que É, Como Evitar e Como Cuidar

Entre janeiro e agosto de 2023, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 6.982 amputações de membros inferiores (pernas e pés) causadas por diabetes. Isso dá, uma média de 28 ocorrências por dia e vem crescendo*. Assim, se você tem diabetes e não sabe muito bem o que é o “Pé Diabético” é muito importante ler até o final.

O que é esse tal de Pé Diabético?

O pé diabético é uma condição que costuma acometer diabéticos que não controlam a doença. O excesso de açúcar no sangue, quando não controlado leva a um processo chamado “neuropatia”, que acomete os nervos, causando perda de sensibilidade e até algumas deformações nos ossos dos pés, conforme explica Mateus Martinez, fisioterapeuta chefe da Pés Sem Dor. Essas deformações costumam atritar nos calçados fazendo bolhas e calos. Com a perda da sensibilidade, a pessoa não sente a dor dos ferimentos e, com isso, eles tendem a ficar sem tratamento. É comum pessoas com Pés Diabéticos permanecerem por meses com feridas abertas, expostas aos microrganismos que causam as infecções e podem levar à amputações.

Para piorar ainda mais a situação, o diabético também costuma ter problemas de circulação, o que dificulta a chegada do sangue aos membros inferiores. Como consequência, os ferimentos nos pés demoram mais para cicatrizar, tornando ainda mais difícil a cura das lesões em pés diabéticos.

Problema pode ser comum e mais perigoso entre os idosos e obesos

Comum no adulto e idoso, o diabetes tipo 2 atinge especialmente aquela pessoa que tem histórico na família e apresenta obesidade abdominal. É uma doença muito associada ao sobrepeso, porque o tecido adiposo (gordura) dificulta a absorção da insulina: hormônio produzido pelo pâncreas, que tem como função metabolizar a glicose (açúcar no sangue), segundo informação da Federação Internacional de Diabetes.

Tendo em vista os hábitos e o estilo de vida, existe uma forte tendência ao desenvolvimento de diabetes com o avançar da idade. Quase 25% dos homens e 10% das mulheres vão desenvolver diabetes entre 70 e 79 anos, revela a pesquisa “Saúde e Qualidade de Vida: a relação com os pés, tornozelos e joelhos”.

Idosos e pessoas obesas têm mais dificuldade para se movimentar. Por isso, muitos não conseguem cuidar sozinhos dos próprios pés. Se perdem a sensibilidade, essas pessoas vão correr muito mais riscos, caso não possam contar com um familiar ou cuidador para ajudá-las a manter os pés livres de ferimentos.

Como evitar os Perigos do Pé Diabético

O melhor cuidado é a prevenção. Com o controle disciplinado do açúcar no sangue o diabético não terá, necessariamente, pés diabéticos. Infelizmente, nem todos conseguem manter esse controle. Nesses casos, existe uma série de cuidados importantes para evitar as decorrências dos Pés Diabéticos, comenta Mateus Martinez:

- Não ande descalço para evitar se ferir.
- Pés diabéticos tendem a ser mais secos que o normal e a desenvolver rachaduras que podem ser uma porta de entrada para infecções. Por isso, mantenha os pés sempre limpos e hidratados.
- Seque muito bem os pés, especialmente entre os dedos para evitar micoses e frieiras.
- Troque sempre as meias por causa da umidade e opte por modelos sem costura, para não atritar com os pés.
- Mantenha as unhas curtas. Se puder, conte com a ajuda de um podologista para cortar corretamente e evitar que encravem.
- Não tire as cutículas! Novamente, um podologista especializado em pés diabéticos vai saber como deixar seus pés bonitos e saudáveis, sem riscos.
- Observe bem os pés todos os dias para ver se não tem bolhas, calos ou outros ferimentos. Conte com a ajuda de um espelho para olhar embaixo dos pés.
- Cuide dos calos para evitar que outras lesões se desenvolvam.
- Fique atento a mudanças de coloração e temperatura. Podem ser indício de alguma lesão oculta.
- Trate qualquer ferimento tão logo ele apareça para evitar complicações.
- Use calçados confortáveis. Dê preferência para modelos fechados, mas arejados, com bom espaço para os pés, amortecimento no solado e sem costura interna.
- Avalie seus pés com um especialista para verificar se há perda de sensibilidade e se a anatomia dos seus pés tende a gerar atrito com os calçados.

Use Palmilhas e Calçados sob medida

A palmilha sob medida da Pés Sem Dor é feita a partir de uma avaliação gratuita dos pés. Conduzida por um especialista, essa avaliação identifica se você tem perda de sensibilidade e pontos de hiperpressão, que podem causar ulcerações nos pés. A palmilha sob medida para diabetes redistribui os pontos de pressão evitando lesões e impacto que possam produzir algum trauma durante a sua rotina diária ou nas atividades físicas.

A Pés Sem Dor também tem sapatos feitos sob medida para pés diabéticos. Eles são desenvolvidos de acordo com as normas de segurança: não possuem costuras na parte interna para não gerar atrito que possam causar lesões. Como são feitos sob medida, eles respeitam todas as medidas e singularidades da sua anatomia para que seus pés fiquem bem acomodados e firmes dentro do calçado.

A avaliação gratuita na Pés Sem Dor é feita com hora marcada em uma das mais de 70 unidades de atendimento que a empresa mantém em todo o Brasil. O agendamento pode ser feito pelo site https://www.pessemdor.com.br/agendamento ou pelo telefone 4003-8883.

Fontes:

(*) Agência Brasil (14/11/23)

Pés Sem Dor. Links:

Diabetes: https://www.pessemdor.com.br/diabetes/

Vídeo: Pé diabético – o que fazer? - https://youtu.be/oPXZiEirgKY?si=aWABTlGLLNLEQpMH

Pesquisa: “Saúde e Qualidade de Vida: a relação com os pés, tornozelos e joelhos” - https://www.pessemdor.com.br/saude-e-qualidade-de-vida-a-relacao-com-os-pes-tornozelos-e-joelhos/

Vídeo: Pé Diabético – descubra 5 cuidados essenciais - https://youtu.be/qxFbfPWr1J4?si=hZ1a2XgSM-ltiCXz

Palmilha sob medida para diabetes - https://www.pessemdor.com.br/palmilha-pe-diabetico/

Calçados sob medida para Pés Diabéticos - https://www.pessemdor.com.br/produto/sapato-sob-medida-para-diabeticos/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar