Brasil,

Combate à Dengue em Condomínios: Estratégias para Prevenção

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Karolyne Antunes
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Créditos: Freepik Créditos: Freepik

Na medida em que o Brasil enfrenta um aumento alarmante nos casos de dengue, especialista compartilha estratégias preventivas para condomínios

Na última segunda-feira (26), o Brasil registrou 920.427 casos prováveis de dengue, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Uma revelação alarmante acompanha esses números: não se descarta a possibilidade de uma epidemia de dengue. Locais como o Distrito Federal, Acre, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Santa Catarina e Rio de Janeiro já decretaram estado de emergência para a doença.

Aproximadamente 90% dos criadouros do mosquito transmissor da dengue se encontram em ambientes domésticos e edifícios, de acordo com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). Especificamente, os condomínios se destacam como pontos críticos para proliferação da dengue, pois se tratam de espaços com alta concentração de pessoas e locais úmidos, como jardins e piscinas.

Vendo que o aumento de casos se tornou uma realidade, Stefanya Lamounier, gerente operacional da Brasfort, empresa referência em manutenção e segurança de condomínios, aponta que administradores, síndicos, funcionários e moradores devem estar alertas para a prevenção à dengue no local que frequentam. “É de suma importância que todos estejam atentos ao cenário atual e, além de fazer campanhas de conscientização com os moradores para eliminarem os possíveis focos dentro dos apartamentos, cabe aos demais, como síndicos, instaurar vistorias periódicas e cuidar da limpeza de locais que possam ter acúmulo de água, como jardins, piscinas, lajes, calhas e fosso do elevador”, destaca a especialista da Brasfort.

Stefanya acrescenta que "com este cenário da dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, buscamos orientar os condomínios para a adoção de práticas preventivas eficazes. Por meio de uma gestão consciente e ações contínuas, nosso objetivo é criar um ambiente seguro para todos moradores e frequentadores”. Confira as principais estratégias recomendadas para áreas condominiais:

Papel do síndico na prevenção da dengue:

- Gestão de Áreas Comuns e Privativas: liderar as iniciativas de cuidado e manutenção das áreas comuns, bem como promover a conscientização sobre a prevenção em áreas privativas;
- Ações Anuais e Recorrentes: estabelecer um plano de ação contínuo, adaptando e intensificando as estratégias conforme a sazonalidade, especialmente nos meses de calor;
- Vistorias e Limpeza Regular: implementar um cronograma regular de limpeza e higienização das áreas comuns, além de inspecionar o entorno do condomínio, inclusive terrenos baldios próximos, acionando as autoridades competentes quando necessário;
- Escala de Vistoria para Colaboradores da Limpeza: criar uma rotina de vistoria diária para identificar e eliminar potenciais focos de água parada, sob a responsabilidade dos colaboradores da limpeza;
- Educação e Comunicação: realizar campanhas educativas e usar meios de comunicação do condomínio para disseminar informações sobre prevenção da dengue.

Cuidados com as áreas comuns:

- Instalar telas de nylon em ralos externos e canaletas para prevenir o acúmulo de água;
- Aplicar sal ao redor dos ralos externos semanalmente e manter escoamentos desobstruídos;
- Assegurar a limpeza de calhas, caixas de descarga e piscinas, seguindo protocolos de manutenção adequados;
- Substituir água de pratos de plantas por areia grossa e manter recipientes descartáveis devidamente acondicionados para coleta.

Cuidados nas áreas privativas:

- Orientar os moradores a adotar práticas como furar pratos de plantas ou preenchê-los com areia, além de garantirem que não haja água parada em esquadrias e sacadas;
- Recomenda-se a limpeza regular das vasilhas de pets e a instalação de tampas abre e fecha nos ralos internos.

Prevenção de dengue em piscinas:

- Tratamento Adequado da Água: piscinas sem tratamento apropriado podem se tornar criadouros do Aedes aegypti. É vital manter a água das piscinas tratada e em movimento.
- Medidas para Eliminar Larvas: para águas que não serão consumidas, como em piscinas desativadas, é recomendado o uso de sal, detergente, sabão em pó, água sanitária ou cloro para eliminar possíveis larvas do mosquito.

Economia e eficiência na prevenção:

- Adotar medidas preventivas não apenas contribui significativamente para o combate à dengue, mas também pode resultar em economia em serviços terceirizados de manutenção e limpeza.

Adotando essas estratégias, percebe-se que pequenas alterações na rotina e no ambiente podem ser decisivas na promoção da saúde e na prevenção do risco de dengue em toda a comunidade.

Sobre a Brasfort:

A Brasfort é uma empresa especializada em soluções 360º e integradas de vigilância, segurança eletrônica, limpeza, conservação e manutenção. Foi fundada em 1987 em Brasília e conta com uma cartela extensa de clientes, seja na iniciativa pública ou privada. Emprega mais de 6 mil funcionários no Distrito Federal e outras Unidades da Federação, além de ser pioneira em seu segmento, ao implementar em 2014, um programa de política de integridade, que estabelece princípios, diretrizes e funções de compliance em todos os níveis.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar