Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Aberta a temporada das viroses infantis na escola

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luciana Rodrigues d'Anunciação
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

 Aberta a temporada das viroses infantis na escola - Imagem de Freepik Aberta a temporada das viroses infantis na escola - Imagem de Freepik

Professora da Faseh quais são as mais comuns e como prevenir

A volta às aulas é um momento de expectativa para os pais e para os pequenos estudantes. Contudo, a animação muitas vezes é acompanhada pelo aparecimento das viroses infantis na escola. O convívio das crianças e a aglomeração em locais fechados, como as salas de aula, pode facilitar a transmissão de vírus, bactérias e infecções.

Gabriela Assis, professora do curso de Biomedicina da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana (Faseh), que integra do Ecossistema Ânima, explica que, “é importante prevenir, mas também ter calma na hora de tratar. O fundamental é ficar sempre de olho nos sintomas, manter a criança bem hidratada e entrar em contato com o médico pediatra”.

De acordo com a docente, as viroses mais comuns que acontecem no período escolar são as respiratórias, as gastrointestinais e a conjuntivite viral. “Essas infecções virais são facilmente transmitidas de uma pessoa para outra, especialmente em ambientes fechados e com grande aglomeração, como é o caso das escolas”.

A especialista afirma que as crianças são mais vulneráveis porque ainda estão desenvolvendo seu sistema imunológico, o que as torna mais suscetíveis a doenças. “Além disso, o contato próximo com um grande número de outras crianças facilita a transmissão de doenças. Com os pequenos brincando juntos é mais difícil evitar que contraiam alguma virose”.

Prevenção

É possível prevenir as viroses na volta às aulas tomando algumas medidas de precaução. As dicas incluem:

- Incentivar a higienização das mãos, frequentemente, com água e sabão;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes (o aluno doente não deve ir à escola);
- Manter a sala de aula bem ventilada para reduzir a propagação de vírus;
- Limpar regularmente superfícies compartilhadas, principalmente os brinquedos das crianças pequenas;
- Incentivar o uso de máscaras;
- Manter a vacinação em dia.

Gabriela enfatiza que é “importante que os pais e escolas estejam atentos a medidas de prevenção, como a vacinação, a higiene pessoal e a limpeza dos ambientes, para evitar a propagação de doenças”. E aponta ainda que também é “essencial educar os alunos e os funcionários da escola sobre a relevância dessas medidas para prevenir a propagação de vírus”.

Quando é o caso para levar a criança para o hospital?

Segundo a docente, é sempre recomendado consultar o pediatra para avaliar a criança, principalmente quando há febre alta ou persistente. “Muitas vezes, o vírus apenas cumpre seu ciclo e, em alguns dias, os sintomas começam a desaparecer”.

Mesmo assim, é necessário ficar atento, por isso, os pais devem sempre procurar um médico. “Se não tratados, os casos podem gerar complicações como desidratação, fraqueza e taquicardia ou até uma condição mais grave”, ressalta.

Apesar de tirar o sono de pais e familiares, Gabriela reforça que as viroses fazem parte da infância. “É crucial prevenir, mas também ter calma na hora de tratar. O indispensável é ficar sempre de olho nos sintomas, manter a criança bem hidratada e entrar em contato com o médico pediatra”.

Gabriela chama a atenção ainda para o cuidado que os pais e responsáveis também precisam adotar. “Eles podem se contaminar ao cuidar de uma pessoa com virose e se tornar uma fonte de contaminação”.

Sobre a Faseh

A Faseh - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana- é integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. Localizada no município de Vespasiano, no Vetor Norte, área em expansão da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Faseh tem como missão educar, produzir e socializar o saber universal a partir do Ensino, Extensão e Pesquisa, visando contribuir para o desenvolvimento de um cidadão crítico e ético e oferecer a mais alta qualidade de ensino para formar profissionais preparados para o mercado de trabalho. A faculdade tem como carro-chefe o curso de Medicina que recebeu nota 5 do MEC, estando entre um seleto hall de instituições de Ensino Superior que têm a pontuação máxima no curso.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar