Como Enganar Seu Corpo Após Uma Noite Mal Dormida

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Roneia Forte
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

Como Enganar Seu Corpo Após Uma Noite Mal Dormida

Táticas para um dia melhor após uma noite ruim

Em uma rotina de sono ideal, cada noite traria oito horas de sono profundo e reparador. No entanto, a realidade muitas vezes nos presenteia com noites mal dormidas, deixando-nos encarar o dia seguinte com uma sensação de peso e fadiga. O médico nutrólogo, Dr. Ronan Araujo, comenta que, embora uma noite mal dormida possa parecer devastadora, existem estratégias eficazes para mitigar seus efeitos e recuperar seu equilíbrio.

A importância do sono para a saúde física e mental é inquestionável, sendo um pilar tão fundamental quanto uma boa alimentação e exercícios regulares. A privação de sono afeta negativamente o cérebro, impactando a capacidade de tomada de decisões, a memória, a atenção e aumentando sentimentos de ansiedade e depressão. Isso ocorre devido à diminuição da atividade no córtex pré-frontal e ao aumento da atividade na amígdala, afetando nosso controle emocional e funções executivas.

Para "limpar a névoa" de uma noite mal dormida, a primeira recomendação é uma soneca breve. Limitar esse repouso a 30 minutos pode prevenir a inércia do sono e revitalizar as funções cognitivas comprometidas. Além disso, o consumo moderado de cafeína pode melhorar temporariamente o estado de alerta e a cognição, embora deva ser feito com cautela para evitar efeitos adversos como ansiedade e aumento da frequência cardíaca.

A atividade física também se mostra uma poderosa aliada, ajudando a combater os efeitos negativos da privação de sono tanto a curto quanto a longo prazo. Um estudo recente demonstrou que exercícios após uma noite sem dormir melhoraram significativamente o desempenho cognitivo de estudantes universitários. Ademais, a exposição à luz natural, especialmente ao meio-dia, pode aumentar significativamente o estado de alerta, sendo uma caminhada ao sol uma excelente forma de combinar os benefícios da luz com os do exercício.

Mas lembre-se: Nada substitui uma noite bem dormida

É essencial reconhecer que essas estratégias, embora úteis, não substituem uma noite bem dormida. O Dr. Ronan Araujo destaca que é crucial adotar medidas de controle de danos para minimizar os riscos associados à fadiga extrema, como evitar dirigir após uma noite em claro, pois o desempenho pode ser comparável ao de alguém sob o efeito do álcool. Além disso, adaptar as demandas do dia de acordo com o ritmo circadiano e evitar multitarefas pode ajudar a gerenciar melhor as tarefas enquanto se está privado de sono.

Priorizar tarefas de acordo com os picos naturais de energia durante o dia e evitar decisões importantes ou conversas pesadas pode prevenir erros e estresse adicional. É crucial lembrar que a irritabilidade e a reatividade emocional são amplificadas pela falta de sono, o que pode afetar negativamente as interações sociais e as tomadas de decisão.

“A solução definitiva para os problemas causados por uma noite mal dormida é garantir um sono de qualidade na noite seguinte. Isso significa criar um ambiente propício ao descanso, estabelecer uma rotina relaxante antes de dormir e priorizar o sono como um componente essencial do bem-estar geral. O sono não é apenas um período de descanso, mas um estado ativo essencial para a recuperação física e mental, crucial para manter a saúde e melhorar a qualidade de vida.”. Conclui o Dr. Ronan Araujo.

Mais Sobre Dr. Ronan Araujo:

Formado em medicina pela Universidade Cidade de São Paulo, médico especializado em nutrologia pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia). Com foco em causar impacto e mudar a vida das pessoas através de sua profissão, ele também se tornou membro da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica), que o leva a ser atualmente um dos médicos que mais conhece e entrega resultados quando falamos sobre emagrecimento e reposição hormonal.

O Dr. Ronan Araujo quer influenciar na mudança de estilo de vida, de hábitos e ajudar as pessoas a viverem mais tempo e com mais qualidade. “Não é apenas sobre emagrecimento, é sobre transformar vidas”, é um dos lemas do médico. Com atendimento único, acolhedor e resultados rápidos na parte da estética e da saúde.