Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como a automedicação pode agravar o quadro de dengue?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rosivaldo Vitorino de Lima
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Imagem: Freepik Imagem: Freepik

Farmacêutico explica sobre os sintomas da doença e dá dicas para uma boa recuperação

A alta no registro de casos da dengue e o hábito de automedicação dos brasileiros é algo preocupante. Isso reforça a necessidade de a população estar ciente que nem todos os medicamentos são recomendados para amenizar os sintomas, pois podem agravar o quadro. No caso desta doença, essa prática inadequada pode ter consequências graves e até fatais.

A dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Seus sintomas podem variar de febre alta e dores musculares a complicações sérias, como sangramento interno e choque hemorrágico. O tratamento adequado requer cuidados específicos e, em muitos casos, internação hospitalar.

De acordo com o farmacêutico e professor do curso de Farmácia do UNINASSAU - Cento Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Boa Viagem, Claudio Cezar, optar pela automedicação ao sentir os primeiros sintomas da dengue pode ser perigoso, além de mascarar os sinais da doença, retardando o diagnóstico e tratamento adequado. "Anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como ibuprofeno e ácido acetilsalicílico (aspirina), devem ser evitados, pois podem aumentar o risco de complicações hemorrágicas por serem drogas com ação antiagregante plaquetária. O uso indiscriminado dessas substâncias agrava o quadro clínico e dificulta o tratamento adequado", explica.

Ao sentir febre acima de 39º, dor atrás dos olhos e mal-estar no corpo, é fundamental buscar orientação médica imediata. Estes sintomas podem ser indicativos de uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e que, pela similaridade, costuma ser confundido com outras arboviroses, como Zyka e Chikungunya.

"A falta de orientação médica também pode levar os pacientes a tomarem doses inadequadas de medicamentos ou combinarem diferentes substâncias de forma perigosa, tendo a possibilidade de resultar em efeitos colaterais prejudiciais e, até mesmo, intoxicação. Caso haja a necessidade de aliviar os sintomas, são indicados paracetamol e dipirona. Ambos ajudam a reduzir a febre e o desconforto sem apresentar os mesmos riscos associados aos AINEs e à aspirina', ressalta o farmacêutico.

"Além disso, é essencial que o paciente com suspeita de dengue siga mais recomendações para uma recuperação segura. Descansar o corpo é fundamental para permitir que o sistema imunológico combata o vírus de forma eficaz, assim como manter-se bem hidratado para prevenir a desidratação, especialmente porque essa doença pode causar vômitos e diarreia. Água, sucos naturais e soro caseiro ajudam a repor os líquidos perdidos", finaliza o professor do curso de Farmácia da UNINASSAU Boa Viagem, Claudio Cezar.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar