Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Campanha busca conscientizar população sobre o câncer de pênis

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Heverson Bayer
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Campanha busca conscientizar população sobre o câncer de pênis

Na maioria dos casos, o câncer de pênis pode ser evitado com a correta higienização do órgão

Dados do Ministério da Saúde apontam que entre os anos 2012 a 2022 foram diagnosticados 21.766 casos de câncer de pênis e que desse total houve uma média anual de 600 amputações penianas entre 2013 e 2023. Para alertar a população sobre os riscos desse tipo de câncer e suas consequências, a Sociedade Brasileira de Urologia – SBU lançou a Campanha de Prevenção e de Combate ao Câncer de Pênis.

O urologista oncológico Antônio Brunetto Neto, do COP – Centro de Oncologia do Paraná, cita que homens a partir dos 50 anos são mais propensos a desenvolver a doença, mas ela também pode atingir os jovens. Assim como todo o câncer, quanto antes o diagnóstico, melhores as chances de cura e a realização de tratamentos menos invasivos. “Infelizmente, ainda temos um grande número de casos que já chegam em estágio avançado e que, muitas vezes, é necessário fazer a remoção do órgão. Isso também pode ser motivado pelos tabus existentes com relação às consultas regulares aos urologistas”, sentencia o médico.

Quando o paciente apresenta uma lesão superficial nas camadas do pênis, às vezes a indicação de uma aplicação de uma pomada pode ser o suficiente. Porém, quando a lesão está no prepúcio, é realizada a cirurgia da circuncisão ou mesmo uma incisão pequena, sem ter mutilação, evitando uma alteração muito grande na anatomia e na função do órgão.

Na maioria dos casos, o câncer de pênis pode ser evitado com uma simples ação, que é a higienização, com água e sabão, correta do órgão. “Algumas lesões, como feridas que não cicatrizam e secreção com forte odor, podem ser indicativos da doença. As lesões que persistem precisam ser acompanhadas por um urologista e, na suspeita, será indicada a realização de uma biópsia”, destaca Dr. Antonio Brunetto.

O urologista do COP reforça outra questão importante para ser observada, que é quando as lesões na genitália persistem por mais de quatro semanas. Nesses casos, é necessário procurar um urologista que irá analisar o que pode estar acontecendo. “Essas lesões podem se apresentar como uma casquinha, uma verruga mais infiltrativa, uma úlcera, podendo aparecer na glande ou no prepúcio”, cita.

Além da higienização correta, a vacinação contra o papilomavírus humano, o HPV, também é uma aliada na prevenção, uma vez que esse tipo de vírus é um dos maiores causadores do câncer de pênis. A vacina tem o foco nos jovens, antes do começo da vida sexual, mas também pode ser aplicada em adultos. O Ministério da Saúde disponibiliza gratuitamente nas Unidades de Saúde do SUS a vacina para meninos entre os 9 e 14 anos de idade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar