Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

A insônia afeta a saúde do coração? Especialista explica como dormir bem ajuda na saúde cardiovascular

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  MF Press Global Gestão
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Foto Ilustrativa (PixaBay) Foto Ilustrativa (PixaBay)

A privação crônica do sono está fortemente relacionada às doenças cardiovasculares, afirma o cardiologista Dr. Roberto Yano

A saúde do coração é muito complexa por envolver diversos fatores, como alimentação, exercício físico, medicamentos usados ao longo da vida, consumo ou não se álcool, tabagismo, entre outros, mas um dos mais importante é, muitas vezes, esquecido, o sono.

O sono é fundamental para prevenir doenças cardíacas, ajudando a reduzir o risco cardiovascular por promover um descanso ao corpo, reduzindo o risco de AVC, de hipertensão arterial, regulando o sistema cardiovascular, reduzindo o estresse, ajudando a controlar o peso, recuperar o corpo, entre outras funções.

Efeitos negativos da insônia na saúde do coração

De acordo com o médico cardiologista Dr. Roberto Yano, a privação crônica de sono pode prejudicar bastante a saúde cardiovascular.

“A privação de sono por longos períodos contribui para um risco aumentado de doenças cardiovasculares, além de gerar distúrbios metabólicos, como aumento da inflamação e da resistência insulínica, que contribuem para doenças cardíacas”.

“Quando você dorme mal, sua pressão arterial tende a ficar mais elevada, assim como sua frequência cardíaca. Você libera mais fatores inflamatórios que vão prejudicar o seu corpo a longo prazo. O seu nível de estresse e ansiedade piora pela privação do sono. Enfim o risco de eventos cardiovasculares como Infarto e Derrame é maior naqueles que dormem mal, menos de 6 horas por dia”, explica.

Como melhorar a qualidade do sono?

De acordo com o Dr. Roberto Yano a higiene do sono ajuda a melhorar a qualidade do descanso, mas se os sintomas persistirem é fundamental buscar ajuda médica.

“A higiene do sono é uma série de hábitos que contribuem para criar um ambiente acolhedor, afastar as distrações e criar rotinas que estimulem o sono. Dentre os vários cuidados inclusos nela estão evitar telas uma hora antes de dormir, então não levar o celular para o quarto, e nem ter televisão no ambiente, ter um ambiente escuro e com a temperatura agradável, ter o hábito de dormir no mesmo horário, evitar cafeína após o almoço e evitar de jantar muito perto da hora de dormir”.

“Mas caso mesmo com todos esses cuidados a dificuldade para dormir persistir é necessário buscar ajuda médica”, alerta Dr. Roberto Yano.

Sobre Dr. Roberto Yano

Dr. Roberto Yano é médico cardiologista e especialista em Estimulação Cardíaca Artificial pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e AMB. Atualmente suas redes sociais, que traz a #amigosdocoracao, contam com um número expressivo de seguidores. São mais de 2 milhões engajados e distribuídos nos canais do Facebook, Youtube e Instagram.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar