Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Conhecer os sintomas mais comuns de um AVC é importante para um socorro imediato

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Inês Dell'Erba
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Foto Freepik - Rawpixel.com - Sintomas do AVC Foto Freepik - Rawpixel.com - Sintomas do AVC

No último domingo (18), a atriz Regina Vianna, conhecida por suas participações nas novelas O Rebu e Dancing Days, sofreu um AVC hemorrágico e faleceu. Conhecer os sintomas mais comuns de um Acidente Vascular Cerebral é a melhor forma para obter um atendimento médico imediato e evitar maiores consequências. O socorro imediato pode reduzir ou atenuar sequelas – até 4h30min após o início dos sintomas o paciente tem 30% a mais de chance de obter bons resultados. A cada minuto sem tratamento 1,9 milhão de neurônios são perdidos.

Fraqueza em um dos lados do corpo, sorriso torto, alterações ou perda de visão, dificuldade para falar e compreender a fala, desequilíbrio, tontura, dificuldade para caminhar, confusão mental e dor de cabeça, sem causa aparente, são alguns dos sintomas.

Qual é a diferença entre o AVC hemorrágico e isquêmico?

O AVC é uma alteração do fluxo sanguíneo dentro do cérebro. A pressão alta provoca um aumento do fluxo sanguíneo e como as artérias do cérebro não conseguem se dilatar ocorre um rompimento ou entupimento das veias. Aproximadamente 15% dos casos ocorrem por extravasamento de sangue em alguma região do cérebro, esse é o AVC hemorrágico. Os outros 85% acontecem por falta de sangue em alguma região do cérebro, provocando o AVC isquêmico.

Embora a maioria dos casos ocorra em indivíduos com mais de 65 anos (o risco é 30 a 50 por mil nesta faixa etária), hoje existe um aumento abrupto dos casos de AVC entre pessoas de 35 e 55 anos. As vítimas mais jovens de AVC beneficiam-se mais do tratamento imediato.

O AVC atinge mais o sexo masculino e está crescendo entre as mulheres, principalmente no período da menopausa. Uma pessoa que fuma tem 50% a mais de chance de ter um AVC, tanto o hemorrágico como o isquêmico. Uma pessoa que já teve AVC tem grandes chances de desenvolver outro. É muito importante descobrir a causa do primeiro para prevenir o segundo, que na maioria dos casos, possui sequelas mais graves.

Conscientizar a população sobre a importância da adoção de hábitos saudáveis no dia a dia é apenas o ponto de partida da prevenção. É preciso que as pessoas compreendam que o tratamento da pressão alta, colesterol e diabetes são fundamentais para evitar os riscos do AVC. Entre as medidas preventivas, não fumar e adotar uma dieta saudável, com frutas, legumes, verduras e carnes brancas e se manter hidratado, somadas a prática de exercícios físicos são essenciais.

André Lima é neurologista, membro da Academia Brasileira de Neurologia e diretor-médico da clinica Neurovida


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar