Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Fevereiro Roxo Laranja: um alerta para doenças crônicas!

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  PSallum
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Fevereiro Roxo Laranja: um alerta para doenças crônicas!

A campanha do mês de Fevereiro nomeada como "Roxo Laranja" tem como objetivo alertar a população sobre algumas doenças crônicas. A cor roxa representa três delas: o Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia e a cor laranja a Leucemia. Hoje, grandes avanços tecnológicos na medicina, através de estudos da Medicina Nuclear, podem auxiliar no diagnóstico e no monitoramento de duas dessas doenças, são elas o Alzheimer e a Leucemia.

Dados do Ministério da Saúde mostra que cerca de 1,2 milhão de brasileiros vivem com alguma forma de demência. Já o último levantamento do Instituto Nacional de Câncer (INCA) sobre o tema, aponta que só no ano de 2020, 6.738 pessoas vieram a óbito em virtude de leucemia no país.

O papel da medicina nuclear no diagnóstico do Alzheimer

Segundo o médico especialista em Medicina Nuclear da Clínica Villela Pedras, Dr Marcelo Mamede, A Medicina Nuclear tem participado ativamente no diagnóstico e no acompanhamento de pacientes com demência de Alzheimer (DA).

"Atualmente, existem duas estratégias de avaliação de pacientes com suspeita/diagnóstico de DA com PET/CT. Além desses procedimentos, a cintilografia de perfusão cerebral também pode ser utilizada na avaliação de pacientes com suspeita de DA, apesar de sua baixa resolução", explica o especialista.

Os avanços para diagnóstico e monitoramento da Leucemia

Por meio dos estudos de imagem molecular com PET/CT, a Medicina Nuclear vem atuando na abordagem diagnóstica e de monitoramento da leucemia, oferecendo uma visão detalhada da atividade metabólica e da anatomia do corpo. O Dr Mamede explica que a utilização da ferramenta diagnóstica é importante na detecção da doença (identificando áreas de alta atividade metabólica das células cancerígenas), na determinação do estadiamento (avaliação da extensão da doença, principalmente nos linfonodos e outros órgãos, no monitoramento da terapia implementada (avaliação de resposta terapêutica) e no monitoramento de recidivas e complicações durante o tratamento, como por exemplo uma infecção.

"Embora o PET/CT seja uma ferramenta poderosa, sua utilidade pode variar dependendo do tipo específico de leucemia. A decisão de usar o PET/CT é baseada em uma avaliação individual do paciente, considerando os benefícios potenciais e as limitações do método para o caso específico", afirma o Dr. Marcelo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar