Brasil,

Médica vascular dá dicas sobre como aproveitar os blocos do Pós-Carnaval sem sofrer com dor nas pernas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marina F. Camargo
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Crédito fotos: Freepik Crédito fotos: Freepik

Segundo estudo recente, cerca 65% das pessoas que passam em média 5 horas em pé no trabalho relataram sentir dores pernas; E com as pessoas que vão para os blocos dançar no pós-Carnaval, o efeito é o mesmo?

Segundo a especialista dra. Karen Utsunomia, as mulheres são as que mais sofrem com dores nesta região;

Dançar, sambar e se movimentar são algumas das premissas do Carnaval e, principalmente, da folia nos finais de semana seguintes. No entanto, há prós e contras quando se fala em saúde das pernas neste período. Segundo a dra. Karen Utsunomia, cirurgiã vascular da Prime Care Medical Complex e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, as pessoas que já têm algum problema circulatório podem ter mais sintomas de dor, cansaço nas pernas e inchaços nessa época, porque ficam mais tempo em pé. Mas, a dança e o movimento, por outro lado, estimulam a circulação e evitam as dores nos membros inferiores. Por isso, a recomendação é sambar. E muito!

Homens x Mulheres - Quando se fala em predisposição a ter mais dores nas pernas, as mulheres ganham, já que a prevalência de quadros de varizes e vasinhos é maior no sexo feminino. “O ideal é que quem já tem esses sintomas de problemas circulatórios faça uso de meias elásticas para ajudar no controle da dor e do inchaço”, revela dra. Karen.

Dicas para curtir o pós-Carnaval pelo país sem dores

1. Antes de sair de casa, faça uma alimentação balanceada e rica em antioxidantes como frutas, legumes, verduras, sementes e grãos, e fibras como agrião, alface, abóbora, brócolis, batata-doce, rúcula, entre outros.

2. Mantenha-se hidratado ingerindo bastante água para manter a circulação fluindo adequadamente pelo corpo.

3. Evite ficar muito tempo parado. Acredite, isto será péssimo para as suas pernas!

4. Períodos de elevação das pernas, entre um bloco e outro, podem ajudar a trazer alívio.

5. Aposte em sapatos confortáveis, pois saltos muito altos ou rasteirinhas podem atrapalhar o funcionamento adequado da musculatura da panturrilha, que é a principal responsável pelo retorno do sangue ao coração, o que pode provocar piora da circulação e das dores nas pernas.

“E se, depois destas dicas, ainda sentir incômodo como inchaços ou surgirem manchas, é recomendado procurar um especialista vascular para fazer uma investigação mais detalhada”, finaliza.

Elevar as pernas pode ajudar a diminuir as dores nas pernas (Crédito foto: Freepik)

* Estudo "O trabalho e a relação com os pés, tornozelos e joelhos", que contou com participação de 2940 pessoas de todo o Brasil e de diversos setores da economia. Sendo dois terços dos respondentes mulheres e um terço, homens, com idade entre 20 e 69 anos, que representam 95,5% da amostra.

Sobre a dra. Karen Utsunomia

Médica graduada pela USP e Cirurgia Vascular no Hospital das Clínicas da USP. Suas principais áreas de atuação são: Varizes, Lipedema, Vasinhos, Trombose Venosa Profunda e Check-up Vascular.

*** A porta-voz dra. Karen Utusunomia está disponível para entrevistas. Para solicitar, entrar em contato pelo whatsapp 11 93021-6482.

Sobre a Prime Care Medical Complex

Com sede em São Paulo, a Prime Care Medical Complex foi criada em 2015 por dois médicos da Faculdade de Medicina da USP. O resultado foi um espaço acolhedor e colaborativo onde os pacientes podem encontrar mais de 20 especialistas atualizados e capacitados. A proposta da Prime Care Medical Complex é oferecer aos pacientes e familiares a melhor experiência nos cuidados à saúde. A excelência assistencial, a humanização e a empatia são seus pilares estratégicos. A equipe que faz parte da Clínica abrange especialidades que vão desde Angiologia e Cirurgia Vascular, Cardiologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Plástica, Dermatologia, Endocrinologia, Geriatria, Urologia, até Fisioterapia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar