Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Café faz mal ao coração? Cardiologista da Unimed Araxá responde à pergunta

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Daniel Nacati
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Café faz mal ao coração? Cardiologista da Unimed Araxá responde à pergunta

Saiba qual é a ingestão diária recomendada e entenda a importância de monitorar sua sensibilidade ao estimulante

O café, uma das bebidas mais queridas e consumidas no mundo, é uma parte essencial da rotina de muitos brasileiros. O consumo no país chega a ser até seis vezes maior do que a média mundial, totalizando mais de 22 milhões de sacas anuais, o que representa cerca de 14% do consumo global, segundo dados do Governo Federal. Tanto café pode fazer mal ao coração?

Segundo a médica cardiologista da Unimed Araxá, Dra. Mariana Soares Campos França, a resposta está na quantidade que se toma. "O café é uma bebida complexa quando se trata do coração. Em doses moderadas, apresenta propriedades antioxidantes que protegem os vasos sanguíneos, inibindo danos às artérias causados pelos radicais livres", explica.

Ainda segundo a médica, a Sociedade Brasileira de Cardiologia não demonstra evidências concretas de que o café seja prejudicial ao coração. No entanto, é fato que a cafeína presente no café pode temporariamente elevar a pressão arterial, atingindo o pico de absorção em até duas horas após o consumo. "A cafeína não é a única substância presente no café. Componentes como polifenóis, trigonelina, melanoidinas, magnésio, potássio e vitamina B3 também desempenham papéis na redução da pressão arterial e no risco cardiovascular, mas desde que consumidos de forma moderada", destaca.

Segundo a Dra. Mariana, a ingestão diária recomendada fica entre 200 e 300 miligramas de cafeína, equivalente a cerca de duas ou três xícaras de café filtrado ou dois shots de café expresso.

Arritmias

Quanto às arritmias cardíacas, estudos não estabeleceram uma associação direta entre a ingestão de cafeína e a fibrilação atrial. No entanto, é fundamental monitorar a sensibilidade individual ao estimulante. "Se o paciente ingere um volume abusivo por dia, ele deve ser orientado a reduzir. É importante também ouvir o paciente e saber se, após a ingestão de café, suas palpitações pioram ou não. Isso mostrará a sua sensibilidade ao estimulante. Em resumo, não existem evidências robustas para prescrever café a pacientes com arritmias, mas, se tolerado sem sintomas, o consumo moderado não é proibido", afirma a Dra. Mariana.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar