Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Nas alturas ou de pés no chão: qual é o melhor tipo de sapato para a saúde da sua coluna?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Milena Almeida
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Nas alturas ou de pés no chão: qual é o melhor tipo de sapato para a saúde da sua coluna?

Salto alto, sapatilhas, rasteirinhas, tênis, chinelos ... há uma infinidade de opções de calçados, mas você sabe qual o impacto de cada um deles na saúde dos pés e do corpo? Confira dicas de uma médica da área de Ortopedia

Os sapatos são elementos do universo fashionista capazes de alterar completamente um look. Um salto, por exemplo, pode deixar uma produção mais sofisticada, enquanto uma rasteirinha pode trazer um ar de despojamento e um tênis, uma atmosfera de casualidade. Entretanto, o impacto dessas peças não reflete apenas na moda, mas também na saúde do organismo, conforme revela o estudo feito pelos cientistas Wagner Tedeschi Filho, Carlos Eli Piccinato, Takachi Moriya, Edwaldo E. Joviliano e Nei R. A. Dezotti, o qual identificou a influência dos calçados sobre funções venosas e implicações ortopédicas.

Médica da área de Ortopedia e Traumatologia do AmorSaúde, rede de clínicas parceira do Cartão de TODOS,Dra. Mariana Iara Magalhães, revela que cada tipo de sapato tem um efeito diferente nos pés e, consequentemente, na distribuição do peso corporal e na postura. Esse fator, segundo a Dra. Mariana, faz com que os médicos que atuam na área de Ortopedia recomendem determinados tipos de calçados para evitar dores na coluna, melhorar a postura e garantir o bem-estar dos pacientes. Confira algumas das principais dicas da profissional:

Descer ou não do salto?

Como em uma dieta, nada está proibido e tudo está liberado, mas sempre com moderação. “O salto alto prejudica a coluna se o uso for excessivo. Devido à alteração da biomecânica dos pés, acaba levando a alterações de biomecânica dos joelhos, quadril e coluna”, relata a médica da maior rede de clínicas populares do Brasil. Por isso, a dica é evitar usar saltos muito altos diariamente. Reserve-os para ocasiões especiais e intercale com calçados mais confortáveis.

Pés aterrados no solo

Perfeitas para compor looks casuais, as rasteirinhas fazem sucesso e tem gente que até dispensou totalmente os saltos em prol do conforto, porém elas não são tão inocentes quanto parecem e seu uso prolongado aumenta os riscos de dores na lombar, entre outros danos à saúde dos pés e do corpo, como um todo. “As rasteirinhas podem gerar problemas, pois não comportam um design anatômico para a sola dos pés. Por isso, podem gerar problemas como a fascite plantar, o famoso esporão”, explica a doutora Mariana. Por isso, é interessante procurar modelos com algum suporte no arco do pé e na parte de trás e com um pequeno salto, entre 1,2 e 3 centímetros.

O mesmo vale para as sapatilhas, cujo uso prolongado pode desencadear problemas de apoio e alinhamento dos pés. Assim, além do pequeno salto, opte também por peças com amortecimento adequado.

Dos esportes para todos os looks

Os tênis cada vez mais têm marcado presença não só na academia e na prática de esportes, mas em composições cheias de estilo. Sobre o calçado, a doutora Mariana dá a dica: “o tênis precisa ser com amortecimento e o mais anatômico possível”. Por isso, uma sugestão é apostar em uma palmilha de boa qualidade, acessório indispensável que absorve impactos e reduz o peso sobre o calcanhar.

A escolha do tênis precisa levar em conta as atividades que serão praticadas com ele, pois o modelo pode mudar se o objetivo for para caminhar, correr ou praticar musculação. E nada de tênis apertado, pois pode causar formação de bolhas, calos e até lesões mais graves.

Uma polêmica fashion

Amado por uns e odiado por outros, o Crocs tem sido utilizado por muitos profissionais para enfrentar longas horas de trabalho. “O Crocs tem um formato mais anatômico, gerando maior conforto e podendo ser mais benéfico”, avalia a Dra. Mariana.

Cuidando bem dos pés e da coluna

Com a escolha sensata dos calçados, é possível ser fiel não apenas ao próprio estilo, mas também à saúde do corpo. Assim, o sapato ideal não é apenas uma questão de moda, mas também de cuidado com a saúde. Qual seria, então, o melhor calçado para o dia a dia? “Um sapato confortável, anatômico, com solado para absorver impactos”, indica a médica, que ressalta que a preservação da coluna está diretamente ligada ao estilo de vida. “O melhor hábito para preservar uma coluna saudável é o seu fortalecimento e mobilidade preservados, através da prática de atividades físicas, associado a cuidados posturais”, explica a profissional do AmorSaúde.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar