Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Vacina contra o HPV: médico do CEUB defende prioridade para vítimas de violência sexual

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maquina Cohnwolf
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Vacina contra o HPV: médico do CEUB defende prioridade para vítimas de violência sexual

Ministério da Saúde amplia vacinação contra o papilomavírus humano para vítimas de abuso sexual entre 9 e 45 anos

Diante de uma série de evidências do perigo de vulnerabilidade, o Ministério da Saúde ampliou a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) para as vítimas de violência sexual. A medida visa assegurar a proteção de indivíduos com idades entre 9 e 45 anos que ainda não receberam a vacina ou não concluíram o esquema de imunização contra esse vírus. Nícolas Cayres, ginecologista e professor de Medicina do Centro Universitário de Brasília (CEUB), esclarece os mitos e verdades sobre a vacina e defende a medida de ampliação dos grupos prioritários.

Responsável pela formação de verrugas na pele, as lesões genitais podem ser de alto risco, pois são precursoras de tumores malignos, especialmente do câncer de colo do útero e do pênis. De acordo com o ginecologista, a ausência de prevenção contra o HPV pode acarretar complicações graves, sendo o câncer de colo do útero a principal delas. "O Papilomavírus é o primeiro entre as causas ginecológicas de câncer", alerta o especialista.

Cayres revela que a falta de vacinação contra o HPV em homens afeta diretamente as mulheres. "Quando os homens não se vacinam, eles podem se tornar portadores do vírus e transmiti-lo a suas parceiras sexuais ", frisa o professor. Embora o câncer de pênis possa ser decorrente da ausência de prevenção contra o HPV em homens, o especialista afirma que sua incidência é muito baixa quando comparada ao câncer de colo do útero na população em geral. Por isso, a vacinação para meninos protege as mulheres do aumento da incidência desse tipo de câncer.

Prevenção do HPV é autocuidado

Nícolas Cayres afirma que há uma conscientização maior sobre a prevenção das ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) nas mulheres devido às graves sequelas causadas pela infecção do HPV. Segundo levantamento divulgado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), somente em 2023, ocorrerão cerca de 17.000 novos casos de câncer de colo do útero no Brasil. Essa incidência é alarmante e reforça a necessidade de prevenção.

Além da vacina, o ginecologista reforça o exame de Papanicolau como fundamental para o diagnóstico precoce de lesões invasoras causadas pelo HPV no colo do útero. Segundo ele, essas lesões têm potencial de se tornarem câncer, mas são completamente tratáveis quando detectadas em estágios iniciais. O Ministério da Saúde recomenda que a mulher faça esse exame a cada três anos, caso tenha dois exames anteriores normais. O simples ato de realizar o Papanicolau regularmente pode evitar o desenvolvimento dessa doença evitável.

Para aumentar o engajamento nas campanhas de imunização contra o HPV, o docente do CEUB afirma ser fundamental que as famílias, escolas e profissionais de saúde trabalhem juntos para conscientizar sobre a importância da prevenção, visando uma vida sexual saudável e livre de complicações causadas por essa infecção. "A prevenção do câncer de colo do útero é uma questão de autocuidado e responsabilidade", reforça.

Números no Brasil

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, 87,08% das meninas receberam a primeira dose da vacina em 2019, mas em 2022, a cobertura caiu para 75,81%. Entre os meninos, a cobertura caiu de 61,55% para 52,16% no mesmo período. 7 em cada 10 casos de câncer de colo de útero no Brasil são causados por um vírus que pode ser combatido com vacina gratuita oferecida pelo SUS.

Quanto à violência sexual, o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde publicado em maio deste ano revelou 202.948 casos notificados envolvendo crianças e adolescentes. Desse total, somente em 2021, foram registradas 35.196 notificações, marcando o maior número observado durante esse intervalo de tempo. No estado de São Paulo, 30% das vítimas de violência sexual atendidas pelos serviços de saúde contraíram HPV.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar