Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Anabolizantes e suplementos: aprenda como fazer escolhas que não vão comprometer a saúde a longo prazo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ercília Ribeiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Foto - Unsplash Foto - Unsplash

A indústria fitness, em sua constante evolução, trouxe ao público uma ampla variedade de produtos e substâncias voltadas para a melhoria do desempenho físico. Entre elas, os anabolizantes e suplementos alimentares que são frequentemente debatidos e, por vezes, mal compreendidos. Mas qual é a verdadeira natureza desses produtos e quais são as implicações para a saúde dos que os consomem?

Os anabolizantes, ou esteróides anabolizantes, são versões sintéticas do hormônio testosterona. Amplamente conhecidos e controversos, esses produtos são frequentemente associados a atletas de alto rendimento e fisiculturistas.

Alessandra Feltre, Head de nutrição da Puravida, explica que muitas pessoas, na ânsia de conquistar o corpo perfeito, não se atentam para alguns malefícios que os anabolizantes podem gerar no corpo e na saúde como um todo.

“O apelo dos anabolizantes está em sua promessa de ganhos musculares rápidos. Mas os riscos ultrapassam, e muito, os benefícios. Estudos comprovam que o uso inapropriado pode causar desde alterações psicológicas, como agressividade e depressão, até problemas graves de saúde, como doenças cardíacas, danos hepáticos e desequilíbrios hormonais”, destaca a nutricionista.

Além desses problemas de saúde, há também preocupações éticas e legais. Muitos esportes proíbem o uso de anabolizantes, e seu uso sem prescrição médica é ilegal em muitos países.

Ao contrário dos anabolizantes, os suplementos alimentares são produtos desenvolvidos para complementar a dieta, fornecendo nutrientes que podem não ser consumidos em quantidade suficiente. Estes incluem vitaminas, minerais, aminoácidos, entre outros.

A Head de nutrição da Puravida explica como os suplementos podem atender de forma satisfatória a demanda de uma pessoa que quer ter um corpo ideal, sem comprometer a saúde física e mental.

“Os suplementos são ferramentas, não atalhos. Eles são projetados para complementar uma dieta saudável e equilibrada, ajudando a atender às necessidades nutricionais específicas”, aponta ela.

Por exemplo, um atleta pode usar um suplemento de proteína para ajudar na recuperação muscular após treinos intensos, enquanto uma pessoa com deficiência de ferro pode ser aconselhada a tomar um suplemento de ferro.

A decisão entre usar anabolizantes e suplementos (ou nenhum dos dois) deve ser baseada em informações corretas e aconselhamento profissional. Enquanto os anabolizantes apresentam riscos significativos e são frequentemente associados a práticas ilegais ou antiéticas, os suplementos podem ser uma adição benéfica à dieta quando usados de maneira adequada e sob orientação.

Ao considerar anabolizantes ou suplementos, é vital fazer uma pesquisa cuidadosa e consultar um profissional de saúde. Alessandra Feltre conclui e diz que “o mais importante é buscar saúde e bem-estar de forma sustentável e segura. Evite atalhos que possam ter consequências no longo prazo. A saúde não deve ser comprometida em busca de resultados rápidos. Uma abordagem equilibrada e informada sempre será a chave para um bem-estar duradouro”, finaliza a nutricionista.

Sobre a Puravida:

A Puravida é uma empresa brasileira de produtos naturais, que nasceu com o propósito de facilitar um estilo de vida saudável e a prática do cuidado da saúde como um projeto de longo prazo. O portfólio da Puravida é composto por mais de 200 produtos obtidos de maneira sustentável, entre alimentos naturais, suplementos concentrados e nutrientes fundamentais para que qualquer pessoa, mesmo a mais ocupada, possa introduzir qualidade em sua nutrição, rituais diários e cuidados pessoais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar