Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Setembro Azul alerta para o diagnóstico precoce da surdez

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marli Popolin
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Setembro Azul alerta para o diagnóstico precoce da surdez

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil existem cerca de 10 milhões de pessoas surdas e no mundo, mais de 500 milhões, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Como forma de conscientizar as pessoas sobre a acessibilidade e, principalmente a importância do diagnóstico precoce para a surdez, o mês de setembro também ganhou a cor azul.

O médico otorrinolaringologista Thiago Resende, do hospital Santa Casa de Mauá, explica que a surdez é a impossibilidade ou a dificuldade de ouvir, o que na maioria das vezes não compromete outras habilidades. “A pessoa surda pode levar uma vida normal, porém é preciso que a sociedade esteja preparada para incluí-la e integrá-la, seja nas áreas da educação, no mercado de trabalho, na cultura ou no lazer”, explica.

A surdez pode ser dividida em quatro tipos: a leve, a moderada, a severa e a profunda e, entre as principais causas estão a genética, prematuridade, acúmulo de cera ou líquidos no ouvido, infecções, medicamentos, traumas, exposição ao ruído, problemas metabólicos, tumores e envelhecimento.

Os primeiros sinais da perda auditiva são identificados a partir de situações rotineiras como dificuldades para falar ao telefone, ouvir o som da TV ou do rádio, pedir para que a outra pessoa repita ou fale mais alto, fazer leitura labial para melhor compreensão, zumbido no ouvido, além de outras situações.

O diagnóstico de surdez ou do grau de perda auditiva é feito pelo otorrinolaringologista por meio de exames clínicos, análise de sintomas e audiometria e o tratamento pode incluir limpezas locais, medicações, aparelhos auditivos, próteses ou cirurgias, de acordo com o grau da perda.

Alguns casos podem ser prevenidos ainda na gestação por meio do teste da orelhinha e, para quem trabalha em ambientes muito barulhentos, é importante realizar exames periódicos auditivos a fim de detectar e tratar precocemente o problema.

“Quanto antes a surdez for diagnosticada melhor será o desenvolvimento e a estimulação sensorial. Em muitos casos pode até existir chances de cura”, acrescenta o médico otorrinolaringologista Thiago Resende.

O Hospital Santa Casa de Mauá está localizado na Avenida Dom José Gaspar, 1374 - Vila Assis - Mauá - fone (11) 2198-8300. https://santacasamaua.org.br/ .


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar