Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

A importância da pesquisa clínica no avanço do tratamento do câncer

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Invitrocue Brasil
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

A importância da pesquisa clínica no avanço do tratamento do câncer

Surgem novas técnicas inovadoras e personalizadas

Nos últimos anos, a combinação de tecnologia e conhecimento vem afetando positivamente a medicina. O câncer é muito temido pela alta letalidade, pelos seus sintomas e pela toxicidade de terapias já existentes. Entretanto, existem diversas abordagens que vão muito além do que era considerado “tradicional” até então. Na oncologia, a pesquisa clínica desempenha um papel essencial no avanço dos tratamentos. É através dos estudos clínicos que novas terapias, técnicas de diagnóstico e abordagens inovadoras são testadas e validadas para melhorar os resultados para os pacientes com câncer.

A importância da pesquisa clínica no avanço do tratamento do câncer está vinculada ao desenvolvimento de novos tratamentos, melhoria das terapias existentes e à exploração de novas tecnologias de diagnóstico. Nesse contexto, surge o Teste Onco-PDO, uma nova ferramenta da medicina de precisão que combina técnicas laboratoriais precisas e escolhas de tratamentos direcionados individualmente para o paciente e tratamentos direcionados individualmente para o paciente. O Onco-PDO permite testar os diferentes tratamentos em laboratório sem que o paciente sofra os efeitos secundários gerados por terapias que podem ser ineficazes para seu caso.

Dra. Danielle Ferreira, biomédica, responsável técnica pelo laboratório da Invitrocue Brasil, comenta que “os avanços da empresa no país com o desenvolvimento do Teste Onco-PDO, que trata-se de um cultivo celular tridimensional, que melhor reflete in vitro as condições observadas in vivo do seu tumor de origem”.O Teste Onco-PDO leva em conta que cada paciente é único, e isso ajuda o médico a traçar a melhor escolha para aquele paciente específico. Alguns tumores mostram-se resistentes a certos medicamentos e saber previamente as respostas das células tumorais do paciente aos diferentes tratamentos em laboratório contribui para a tomada de decisão dos médicos oncologistas. O benefício é que o Teste Onco-PDO permite verificar especificamente o efeito de diversos medicamentos no tumor do paciente e trabalhar diretamente com as células vivas que formam o câncer em cada caso. O teste é especialmente indicado para pacientes em estágio avançado, para aqueles em que se observou o retorno do crescimento do tumor após a primeira linha de tratamento, mas pode ser realizado nos demais estágios também.

Disponível no Brasil para câncer de mama, pulmão, colorretal, pancreático, gástrico, próstata e ovário, o Teste Onco-PDO permite que o médico escolha 8 de 60 drogas para testagem e o resultado demonstra como as células responderam em laboratório. O relatório, gerado em até 21 dias, fornece informações de como os organoides derivados do paciente reagiram aos diferentes tratamentos testados. O Teste Onco-PDO está disponível para coletas em todo o Brasil. Para mais informações, consulte a Invitrocue Brasil.

Os benefícios da pesquisa clínica e da medicina de precisão

Com a medicina de precisão, ou medicina personalizada, há uma gama de benefícios. Por exemplo, numa abordagem de prevenção, ela permite investigar a susceptibilidade a determinadas patologias, mesmo antes de se manifestarem clinicamente, possibilitando um acompanhamento e até a sua prevenção. Já na questão de tratamentos, a medicina de precisão indica uma escolha de tratamento que tenha maiores chances de resultado, uma vez que é personalizada. Além disso, a medicina de precisão promove a investigação e análise de tratamentos alternativos personalizados para indivíduos que não responderam aos tratamentos convencionais.

A principal contribuição em relação ao tratamento do câncer é na qualidade de vida do paciente, com um tratamento personalizado e melhores chances de sucesso. O avanço em direção à implementação de uma medicina personalizada tem impulsionado o uso e desenvolvimento de ferramentas inovadoras. Como é o caso da Invitrocue Brasil que investiu na tecnologia de organoides, cultivando as células do próprio paciente em laboratório e avaliando a sua resposta a diferentes drogas quimioterápicas e de terapia alvo.

De forma geral, o tratamento convencional é baseado em diretrizes médicas padronizadas que são aplicadas aos pacientes com uma determinada condição e considera médias populacionais. Já a medicina de precisão leva em conta características individuais dos pacientes. O objetivo é personalizar o diagnóstico, a prevenção e o tratamento para cada paciente, levando em consideração as suas particularidades.

Sobre a Invitrocue Brasil

A Invitrocue Brasil iniciou suas operações no país em 2020, desenvolvendo e comercializando diversas tecnologias bioanalíticas, entre elas a cultura de células 3D. Responsável Técnico no Brasil: Invitrocue Brasil – Dra. Danielle Ferreira (CRBM: 42180 - 1ª Região)


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar