Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Acompanhante em procedimentos cirúrgicos é obrigatório?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabi Dallo
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Acompanhante em procedimentos cirúrgicos é obrigatório?

Recentemente, um caso bastante curioso circulou nas redes sociais, chamando a atenção para a importância do acompanhante em procedimentos cirúrgicos. Um paciente que estava prestes a realizar um procedimento cirúrgico foi informado pelo médico que não poderia operar sem a presença de um acompanhante, de acordo com a resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM). O paciente, que não tinha um acompanhante disponível, saiu do local e voltou com um morador de rua para ser seu acompanhante e, assim, conseguir realizar o procedimento cirúrgico.

Por que é necessário ter um acompanhante?

A advogada especialista em direito médico e hospitalar, Dra. Beatriz Guedes, explica que conforme o CFM, a presença de um acompanhante é fundamental para garantir o conforto e a segurança do paciente durante o período de internação hospitalar. Durante esse período, o paciente pode estar fragilizado e precisar de cuidados especiais, como ajuda para tomar medicamentos, acompanhamento de sinais vitais, auxílio na higiene pessoal, entre outros.

Quem pode acompanhar o paciente?

De acordo com a resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) - Nº 1.886/2008, é obrigatória a presença de um acompanhante para qualquer paciente que vá ser submetido a procedimento cirúrgico com anestesia. O acompanhante é de livre escolha do paciente, podendo ser algum parente, amigo ou cuidador. O acompanhante não precisa ser um familiar, mas deverá ser uma pessoa que se responsabilize pelo paciente durante todo o procedimento cirúrgico e no retorno ao lar.

Em casos de pacientes menores de 18 anos, é obrigatória a presença do pai, da mãe ou de um responsável legalmente constituído e documentado. Pacientes idosos, com incapacidades importantes, como deficiências neurológicas, deficiências de locomoção, deficiências visuais, entre outras, também devem estar acompanhados.

Como o acompanhante pode contribuir para a recuperação do paciente?

“Em geral, é necessário analisar cada situação individualmente e é sempre importante que o acompanhante seja uma pessoa maior de idade e legalmente capaz. É recomendável que o acompanhante tenha algum tipo de vínculo com o paciente, como um familiar ou amigo próximo, e não faça parte de nenhum grupo de risco”. Destaca a Dra. Beatriz Guedes.

A presença de um acompanhante é necessária para a recuperação do paciente. Durante o período de internação hospitalar, o acompanhante pode ajudar o paciente a se locomover, tomar medicamentos prescritos e seguir as orientações médicas. Além disso, o acompanhante pode auxiliar na comunicação entre o paciente e a equipe médica, ajudando a esclarecer dúvidas e a entender as orientações médicas.

“A escolha do acompanhante é uma parte importante do procedimento cirúrgico e deve ser feita com consciência. O acompanhante deve ser uma pessoa confiável e responsável, que esteja disposta a assumir as responsabilidades necessárias durante o período de internação hospitalar e no processo de recuperação após a alta. Além disso, é importante que o acompanhante esteja disponível para oferecer suporte emocional e auxiliar na comunicação entre o paciente e a equipe médica”. Finaliza a Dra. Beatriz Guedes.

Mais Sobre Beatriz Guedes
Diretora da Clínica Libria de cirurgias plásticas.
Advogada,
Formada em direito pela FMU
Pós graduada em direito penal e processo penal pela faculdade Damásio de Jesus
Pós graduada em direito médico ,odontológico e hospitalar pela escola paulista de direito.
Presidente da ONG Em Boa Mãos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar