Brasil,

Será que é assim mesmo? Conheça X mitos e verdades sobre seletividade alimentar infantil

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Xandi Poletto
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Carla Deliberato Carla Deliberato

A especialista Carla Deliberato esclarece as principais dúvidas sobre o tema

Quando o assunto é alimentação infantil, diversas teorias e informações são passadas de geração para geração. Mas, será que tudo é real e deve ser seguido à risca?

Para esclarecer algumas dúvidas, a fonoaudióloga Carla Deliberato, que é especialista em motricidade oral com foco em atendimentos de recusa e seletividade alimentar, listou os mitos mais comuns em relação à seletividade alimentar.

Confira abaixo:

- Seletividade alimentar é frescura: Mito - São muitos os fatores que podem levar uma criança a desenvolver a seletividade alimentar, e quando isso acontece pode trazer problemas para a saúde e atrapalhar no seu desenvolvimento. Então é preciso o acompanhamento com um profissional especializado para definir um tratamento adequado.
- Deixar a criança com fome pode desenvolver distúrbios alimentares: Verdade - Muitas pessoas acreditam que deixando a criança sem comer por muito tempo, elas aceitarão os alimentos com mais facilidade, mas na verdade essa prática pode contribuir no desenvolvimento de disturbios alimentares que podem se arrastar para a vida adulta e causar diversos problemas de saúde.
- É coisa de criança: Mito - De fato existe a fase da criança seletiva e ela sim passa, mas quando isso gera a recusa e o desinteresse por muitos alimentos por um longo período pode se transformar em um distúrbio alimentar pediátrico. Neste caso, é preciso consultar um profissional para o definir um caminho para o tratamento.
- É preciso insistir em um alimento: Verdade - Durante o desenvolvimento do paladar da criança, tudo que ela experimenta é novidade. A textura e sabor de alguns alimentos podem ser estranhos no primeiro momento, mas é preciso tentar introduzir esse item nas refeições ao menos 12 vezes, apresentando para a criança o mesmo ingrediente preparado de formas diferentes para ter certeza de que ela realmente não gosta.

Sobre Carla Deliberato: Carla Deliberato é fonoaudióloga formada pela PUC-SP desde 2003, com vasta experiência em atendimento clínico, hospitalar e domiciliar de pacientes com dificuldades alimentares (disfagia, recusa alimentar e seletividade alimentar), sequelas neurológicas e oncológicas do câncer de cabeça e pescoço, síndromes, além de atuação em comunicação alternativa e voz.

Tem passagem pelo Instituto do Desenvolvimento Infantil, Clínica Sainte Marie, Hospital Israelita Albert Einstein, Associação de Valorização e Promoção do Excepcional (AVAPE), Associação para Deficientes da Áudio-Visão (ADefAV), Unidade de Vivência e Terapia (UVT), entre outras instituições.

Passou a entender e atuar com recusa e seletividade alimentar por conta da maternidade, quando descobriu que a segunda filha, a Isabela, tinha resistência aos alimentos, além de sofrer com náuseas recorrentes durante o processo de introdução alimentar.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar