Brasil,

Doença celíaca: saiba quais são os sintomas e como tratar

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  UNINASSAU
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Doença celíaca: saiba quais são os sintomas e como tratar

Conviver com novos hábitos alimentares é uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos pacientes

A doença celíaca é autoimune e caracterizada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada em cereais como centeio, trigo, aveia e cevada, que afeta a mucosa do intestino delgado e causa irritação e atrofia culminando na má absorção da água, nutrientes e sais minerais pelo nosso corpo. É causada por alterações genéticas e, em geral, os sintomas costumam surgir por volta do primeiro ao terceiro ano de vida, mas em alguns casos podem se manifestar apenas na fase adulta.

De acordo com a Organização Mundial de Gastroenterologia, os principais sintomas são dor abdominal, falta de apetite, diarreia, vômito, perda de peso, entre outros. Também é comum aparecerem sintomas relacionados a má absorção de nutrientes como o cansaço, falta de ar, anemia, queda de cabelo e lesões na pele. Em relação ao diagnóstico, ele deve ser feito por um gastroenterologista ou clínico geral que solicitará exames como endoscopia, teste genético e exame de sangue para verificar a presença de anticorpos específicos do problema.

Por ser tratar de uma patologia sem cura, a única maneira de evitar complicações e se livrar desses transtornos é excluir do cardápio qualquer tipo de alimento que contenha glúten, seguindo uma dieta com total ausência da proteína. Conviver com esses novos hábitos alimentares e restrições é a maior dificuldade enfrentada pelos pacientes, pois além da lista de alimentos que devem ser evitados ser bastante extensa, eles devem tomar um cuidado ainda maior na hora de comprar produtos industrializados, fazendo a leitura dos rótulos para que nada passe despercebido.

Segundo Meydson Souza, professor do curso de nutrição da UNINASSAU Paulista, com o aumento dos casos de intolerância ao glúten a indústria investiu massivamente em alimentos que não trazem a proteína em sua composição. “É de suma importância que o indivíduo celíaco saiba que pode lançar mão de vários alimentos que não possuem o glúten entre seus ingredientes e que fazem parte da rotina alimentar da maioria das pessoas.”

“Os tubérculos como batata, mandioca, cenoura e beterraba, o milho e seus derivados e também os alimentos feitos à base de farinha de arroz, que é uma ótima substituta para a farinha de trigo, estão entre aqueles que podem ser consumidos sem causar danos a mucosa intestinal de indivíduos celíacos”, explicou o nutricionista.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar