SEGS Portal Nacional

Saúde

Esclerose Múltipla: terapia ocupacional contribui para retardar o avanço da doença

  • Sexta, 05 Mai 2023 18:13
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maíra Gioia
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Getty Images

Dia Mundial da Esclerose Múltipla, 30 de maio, chama a atenção para uma doença que não tem cura

Dificuldade para caminhar, fraqueza muscular, incapacidade de executar movimentos, fadiga, problemas de fala e até bloqueios para pensar e compreender. Esses são alguns dos sintomas enfrentados pelos pacientes que têm Esclerose Múltipla (EM), uma doença crônica em que o sistema imunológico agride a bainha de mielina, comprometendo o sistema nervoso e impedindo a transmissão das mensagens do cérebro para diversas partes do corpo. No próximo dia 30 de maio é comemorado o Dia Mundial da Esclerose Múltipla. Durante todo o mês são realizadas campanhas para garantir o diagnóstico precoce e assim dar mais qualidade de vida aos pacientes.

Uma das possibilidades para retardar o avanço da doença é a Terapia Ocupacional, sendo que o grande desafio do terapeuta é a conservação de energia do paciente, uma vez que a esclerose múltipla é progressiva e não tem cura. “O paciente precisa do exercício proposto pela terapia, mas ele não pode chegar à exaustão”, explica a terapeuta ocupacional Syomara Cristina Szmidziuk, que tem mais de 30 anos de experiência no tratamento e reabilitação de pacientes.

“A Esclerose Múltipla afeta cronicamente as funções do corpo. O que para nós é simples, como escovar os dentes ou fechar um botão, para o paciente é um trabalho muito exaustivo, pois, com a doença, o corpo vai ficando sem força e rígido”, complementa. “É um dilema entre conservar energia e manter o paciente ativo física e cognitivamente”, acrescenta.

A terapeuta explica que o ideal é usar técnicas que ajudem a entender como se reconectar com o próprio corpo, pois, com a doença, muitas vezes o paciente perde a noção de onde estão os membros necessários para determinado movimento, como quadril, pernas, braços e mãos.

A terapia ocupacional ensina o paciente a entender o próprio corpo e a conservar energia na rotina diária. Isso é feito a partir da seleção das atividades e da maneira com que cada uma será realizada. “Às vezes o excesso de exercício, por exemplo, pode ser o fato desencadeador de uma crise. O terapeuta vai ensinar o paciente a planejar o gasto de energia no seu dia a dia”, afirma.

No processo de enfrentamento da esclerose múltipla, o terapeuta ocupacional ajuda ainda a identificar técnicas que possam simplificar as atividades diárias, mantendo as habilidades motoras e emocionais. “Com o Método Perfetti, por exemplo, é possível reconectar corpo e mente”, pontua.

Como funciona o Método Perfetti?

O Método Perfetti (ou reabilitação neurocognitiva) é baseado no processo de reaprendizagem dos músculos. O método foi criado pelo neurologista e psiquiatra italiano Carlo Perfetti nos anos 1970, e tem como objetivo melhorar a qualidade dos movimentos de cada paciente de forma personalizada. Não apenas recuperá-los, mas melhorá-los e aprimorá-los com o passar do tempo. É preciso ir muito além, com coragem e determinação da equipe de terapeutas e do próprio paciente e sua família.

Para que a reabilitação seja efetiva, é preciso reeducar o próprio cérebro, ou seja, ativar as áreas cognitivas. O Perfetti está baseado em ativar áreas do cérebro e suas conexões para gerar movimento. E como fazer isso? Por meio do reaprender, fazendo novas conexões neurológicas, que é a neuroplastia. Assim, a atividade dirigida permite criar estratégias para que o cérebro grave essa nova informação, de forma ativa e duradoura.

Uma das técnicas utilizadas é o reconhecimento de posição, em que o paciente está de olhos fechados e reaprende a conectar músculo e pensamento. Não apenas as funções musculares são reativadas paulatinamente, mas também as capacidades cognitivas como a atenção, a percepção, a memória, a imagem motora e a resolução de problemas.

Só assim é possível reintegrar a relação entre corpo e mente e recuperar as habilidades que foram perdidas com a lesão ou doença. O Perfetti é sempre aplicado por um terapeuta e utiliza exercícios e objetos do cotidiano, adaptados para que o paciente possa interagir com eles.

Sobre a Esclerose Múltipla

A Esclerose Múltipla é a doença neurológica que mais atinge jovens adultos no mundo, sendo a maioria mulheres. No Brasil, ela ganhou visibilidade com o diagnóstico da atriz Claudia Rodrigues, a eterna Marinete de “A Diarista” e, recentemente, da atriz curitibana Guta Stresser, que deu vida à Bebel, de “A Grande Família”. Embora a causa da doença ainda seja desconhecida, a Esclerose Múltipla é foco de muitas pesquisas e estudos no mundo todo, o que possibilita uma constante e significativa evolução na qualidade de vida dos pacientes.

* Syomara Cristina Szmidziuk - atua há 33 anos como terapeuta ocupacional e tem experiência no tratamento em reabilitação dos membros superiores em pacientes com lesões neuromotoras. Faz atendimentos com terapia infantil e juvenil, adultos e terceira idade. Desenvolve trabalhos com os métodos Bobath, Baby Course Reabilitação Neurocognitiva Perfetti, Reabilitação de Membro Superior-Terapia da Mão, Terapia Contenção Induzida (TCI) e Imagética Motora entre outros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 05, 2025 Saúde

Projeto envolve agentes de saúde e reduz em 50%…

Dez 05, 2025 Saúde

Gripe, laringite ou amigdalite? Saiba como diferenciar…

Dez 05, 2025 Saúde

Alta taxa de irregularidades em suplementos alerta…

Dez 04, 2025 Saúde

Dezembro Laranja reforça a importância da prevenção ao…

Dez 04, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 04, 2025 Saúde

Excessos de fim de ano elevam risco de crises de gota

Dez 03, 2025 Saúde

O perigo por trás dos protocolo de secar: como práticas…

Dez 03, 2025 Saúde

Ano novo, proteção renovada: faça seu check-up vacinal…

Dez 03, 2025 Saúde

Podopediatria: por que acompanhar a saúde dos pés das…

Dez 02, 2025 Saúde

Cresce o número de pessoas com diabetes e Brasil é o 6º…

Dez 02, 2025 Saúde

Fatores hormonais, estilo de vida e histórico familiar…

Dez 02, 2025 Saúde

Verão eleva risco de erosão dentária, alerta…

Dez 01, 2025 Saúde

Herpes Zóster: doença ligada à catapora pode causar dor…

Dez 01, 2025 Saúde

Dezembro Laranja: cuidados redobrados com a pele para o…

Nov 28, 2025 Saúde

Próteses valvares: a durabilidade depende da idade, não…

Nov 28, 2025 Saúde

Especialista alerta para cuidados com os olhos no…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version