Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Dia Mundial da Obesidade: tratamento eficaz consiste em uma abordagem multidisciplinar

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Comunicação – Pró-Saúde
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Dia Mundial da Obesidade: tratamento eficaz consiste em uma abordagem multidisciplinar

A doença já afeta mais de 1 bilhão de pessoas no mundo e está diretamente ligada à fatores como genética, estilo de vida, estresse e hábitos alimentares

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma: a obesidade é um dos mais graves problemas de saúde que o mundo deve enfrentar. Atualmente, segundo o órgão, já são mais de 1 bilhão de pessoas obesas.

No Dia Mundial da Obesidade (4/3), que visa conscientizar a respeito da doença, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Zona Leste, no litoral paulista, alerta sobre o mito da força de vontade em relação a recuperação da saúde de pessoas obesas, e ressalta a importância de um tratamento multidisciplinar.

“Na realidade, a obesidade é uma doença que sofre influência de diversos fatores, como a genética, estilo de vida, estresse, doenças associadas, tratamento medicamentoso e hábitos alimentares. Ou seja, não é um fator individual, e sim a consequência de um conjunto de fatores, logo, não faz sentido tratar isoladamente”, explica Carlos Alberto de Oliveira Filho, diretor Clínico da UPA Zona Leste.

A unidade, que pertence a rede pública de saúde da Prefeitura de Santos, sendo gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde, atua como referência para urgências em Clínica Médica, Ortopedia, Pediatria e Odontologia, e tem entre os principais atendimentos queixas de dor toráxica e casos AVC, situações onde a obesidade é um dos fatores de risco.

O médico especialista no tratamento da obesidade é o endocrinologista. Porém, o tratamento requer uma equipe multidisciplinar composta também por nutricionistas, psicólogos e professores de educação física.

“É um problema complexo e não basta apenas focar na alimentação, é preciso regular o organismo do ponto de vista clínico e hormonal, acompanhar as questões psicológicas envolvidas no ganho e perda de peso, inserir exercícios físicos para acelerar o metabolismo, entre outras ações”, destaca o diretor.

A abordagem, alinhada ao tratamento, deve ser personalizada, considerando o histórico do paciente. “Fica claro que não basta querer ou ter força de vontade, o obeso precisa de orientação de diferentes especialistas para ter sucesso no seu tratamento”, complementa Carlos Alberto.

A obesidade é uma doença crônica que afeta a maioria dos sistemas do corpo, atingindo articulações, coração, fígado, rins e sistema reprodutivo. “Como consequência temos uma série de doenças crônicas não transmissíveis, como o diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão, acidente vascular cerebral (AVC), algumas formas de câncer e, até mesmo, problemas com a saúde mental”, cita o especialista.

Segundo o Ministério da Saúde, dos mais de 4 milhões de adolescentes acompanhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), até outubro de 2022, quase 1,4 milhão foram diagnosticados com sobrepeso, obesidade ou obesidade grave.

A Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica) constata que a doença aumentou 72%, de 2006 a 2019. Ainda de acordo com a entidade, 70% das causas da obesidade podem estar associadas a fatores hereditários, genética, histórico familiar e etnia. Por esse motivo, o tratamento adequado da doença deve combinar diferentes aspectos, como:

· Acompanhamento multidisciplinar que dê suporte às questões físicas e emocionais;

· Reeducação alimentar;

· Atividade física;

· Medicação, apenas quando prescrito por profissional.

De acordo com especialistas, a obesidade tende a piorar com o passar dos anos, caso o paciente não seja submetido a um tratamento adequado e contínuo. “Essa questão da continuidade está diretamente relacionada às metas estipuladas. É essencial ser realista e ter calma, uma vez que abordagens muito agressivas aumentam o risco de desistência do tratamento”, alerta o médico.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar