Brasil,

Combinação de álcool e medicamentos psicotrópicos pode levar a confusão mental e perda de consciência, alertam especialistas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  IAMSPE
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Combinação de álcool e medicamentos psicotrópicos pode levar a confusão mental e perda de consciência, alertam especialistas

Mistura também pode causar outros problemas sérios como arritmia cardíaca e convulsões

A chegada das festas de fim de ano, psiquiatras do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) alertam para os riscos da combinação de psicotrópicos com bebidas alcoólicas. O efeito da mistura pode levar a sonolência excessiva, perda temporária de consciência, arritmia cardíaca, convulsões, lesões hepáticas, aumento do risco de acidentes e comportamento violento.

Considerando que uma pesquisa do Conselho Federal de Farmácia feita em 2021 apontou aumento de quase 20% na venda de medicamentos de uso controlado para depressão, ansiedade e insônia, existe a possibilidade de que o número de pessoas que misturam álcool com psicotrópicos também cresça.

De acordo com o Dr. Michel Haddad, psiquiatra do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), quando uma pessoa mistura psicotrópicos com bebida alcoólica, a metabolização da combinação pode diminuir a eficácia do medicamento e intensificar os efeitos colaterais esperados agravando os problemas psiquiátricos. Estão mais vulneráveis aos perigos dessa combinação os pacientes com transtornos ansiosos, de humor, síndromes psicóticas e com transtornos de personalidade.

O impacto do álcool no sistema nervoso central pode diminuir o nível de consciência e propiciar episódios de instabilidade emocional. O consumo em excesso de bebidas alcoólicas também pode causar problemas gastrointestinais (diarreia e vômito), perda dos reflexos e insônia. Nesses casos, o ideal é procurar por atendimento médico e evitar a automedicação.

Para o Dr. Michel Haddad, os tradicionais brindes das festas de fim de ano colaboram para o aumento do consumo de bebidas alcoólicas. “Inúmeros medicamentos psicotrópicos interagem com o álcool. Por isso, torna-se impossível prever qual reação a combinação causa no emocional e no físico de quem faz a mistura. Por isso, quem estiver em tratamento com psicotrópico deve evitar beber”, explica.

O médico também contraindica o uso de medicamentos para combater a ressaca devido à imprevisibilidade do impacto da mistura no organismo. “Deve-se combater o hábito de festejar ou amenizar frustrações com bebidas alcoólicas. Esse comportamento é nocivo principalmente para pessoas em tratamento com antidepressivos, ansiolíticos e hipnóticos porque pode desencadear crises em um curto período. Porém, mesmo causando mal à saúde física e mental muitos pacientes abandonam os remédios para continuar a beber”, lamenta.

Sobre o Iamspe

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe) é o sistema de saúde do servidor público estadual. Com uma rede de assistência própria e credenciada presente em mais de 100 municípios, o Iamspe oferece atendimento a 1,3 milhão de pessoas, entre funcionários públicos estaduais e seus dependentes.

São mais de duas mil opções de atendimento no Estado, incluindo hospitais, clínicas de fisioterapia, médicos e laboratórios de análises clínicas e de imagem, além de postos de atendimentos próprios no interior, os Ceamas, e o Hospital do Servidor Público Estadual, na Capital. O Iamspe é um órgão do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Orçamento e Gestão.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar