Conheça as diferenças entre endometriose e a adenomiose
Apesar de possuírem algumas semelhanças, essas doenças que afetam mulheres de todo o mundo agem de maneiras diferentes no organismo
No Brasil, diversas mulheres são afetadas anualmente pela endometriose e pela adenomiose. De acordo com dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), cerca de 10% das brasileiras sofrem com alguma dessas doenças no Brasil, mesmo índice de mulheres afetadas em todo o mundo. Essas duas doenças possuem alguns sintomas em comum: cólica menstrual, dor na relação sexual e infertilidade.
A ginecologista Mariana Rodrigues, especialista em endometriose, explica que a cavidade interior do útero é recoberta por uma camada chamada de endométrio. No período menstrual esse tecido retorna pelas trompas e cai na cavidade pélvica e por uma deficiência do sistema imunológico, esse tecido se adere em outros órgãos e começa a se comportar como se ainda estivesse dentro do útero, sangrando a cada ciclo.
Já na adenomiose, segundo a ginecologista, ocorre uma invasão do tecido endometrial ao miométrio, a camada intermediária do útero, onde há também um crescimento atípico do tecido. Esta disfunção no crescimento do tecido ectópico provoca o desenvolvimento de pequenas bolsas no miométrio, causando cólicas intensas e forte fluxo menstrual. “Apesar de tais características, a adenomiose é benigna, pois não existe a possibilidade de evoluir para um câncer”, afirma a ginecologista.
Mariana diz que não há a necessidade de realizar a histerectomia, cirurgia para retirar o útero, nos casos de endometriose. Já para tratamento da adenomiose, a histerectomia é sim uma opção de tratamento para aquelas pacientes que já possuem prole definida. Mas para pacientes que ainda desejam gestar ou que não querem tirar o útero, existe tratamento clínico. Vale lembrar que o tratamento clínico dessas duas patologias são baseadas em pilares semelhantes: Dieta anti-inflamatória e atividade física, bloqueio hormonal e uso de suplementação vitamínica e fito medicamentos, além de medicamentos para controle de dor.
A ginecologista lembra que apesar de possuírem algumas semelhanças, a endometriose e a adenomiose são doenças distintas mas que podem coexistir. “A principal diferença entre elas é o sangramento uterino. Enquanto a endometriose é não afeta o fluxo menstrual, a adenomiose aumenta consideravelmente o sangramento menstrual e em casos graves, a mulher apresenta quadro de sangramento uterino diário e de difícil controle.”, declara
Sobre
Dra Mariana Rodrigues: Ginecologista especialista em Endoscopia Ginecológica e em tratamentos voltados para Ginecologia Regenerativa.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário