Brasil,

Infectologistas discutem movimento antivacina em evento de 55 anos do Serviço de Infectologia do HSPE

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Paloma Patrocínio
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Ex-residentes do Serviço, hoje renomados especialistas, participaram da roda de discussões da Programação Científica realizada durante o evento

Renomados infectologistas, que foram residentes do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), e outros especialistas da área se reuniram, no último dia 25 de novembro, no anfiteatro do hospital para discutir novos imunizantes e os prejuízos do movimento antivacina para a saúde da população.

O evento, que aconteceu em um momento em que a taxa de vacinação no Brasil está em queda, marcou os 55 anos do Serviço de Infectologia e foi uma iniciativa conjunta do atual diretor da especialidade, Dr. Augusto Yamaguti, da coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Dra. Thais Guimarães, e da gerente Clínica e também coordenadora do Comitê de Crise Covid-19 do hospital, Dra. Andrea Almeida.

O encontrou contou ainda com a presença de um dos primeiros diretores da MI do Hospital do Servidor, o Dr. João Mendonça, além do primeiro médico-residente da área, o Dr. Guido Carlos Levi, e também os ex-residentes Dra. Rosana Richtmann e Dr. Esper Georges Kallás.

Além de recapitular pontos importantes na história da infectologia como o descobrimento das primeiras vacinas e sua importância no combate a doenças severas, como a varíola, a poliomielite, o sarampo e outras, os infectologistas discutiram aspectos de viroses respiratórias como a Influenza, o vírus sincicial respiratório, coronavírus (antigos e o novo coronavírus 2019), e também a febre amarela.

A evolução do movimento antivacina se destacou como a grande preocupação dos especialistas. A infectologista Rosana Richtmann, membro do Comitê técnico Assessor de Imunização do Programa Nacional de Imunização (CTAI) do Ministério da Saúde e da Comissão Permanente de Assessoramento em Imunização da Secretaria da Saúde (CPAI) do Estado de São Paulo, palestrou sobre as ameaças à saúde humana que o crescimento do negacionismo científico pode gerar e como o movimento das fakenews desacredita a eficácia dos imunizantes, incluindo os da Covid-19.

Dr. Guido Carlos Levi também reforçou a importância das vacinas no fortalecimento do sistema imunológico das pessoas, evitando o adoecimento grave e, em alguns casos, a morte. “Discutir a imunização e o efeito positivo que ela causa na população em geral é de extrema importância. Se olharmos para a história, é possível enxergarmos o papel relevante que as vacinas tiveram no combate e até na erradicação de doenças infecciosas”, complementa o especialista.

Sistema de Imunização do HSPE

O Posto de Vacinação do hospital é gerenciado pelo Instituto de Assistência Médica do Servidor Público Estadual (Iamspe) e segue as diretrizes do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, que permite a imunização da população em geral nas principais campanhas de vacinação, incluindo a da Covid-19.

Para tomar o imunizante na unidade, interessados devem se dirigir ao Prédio da Integralidade, localizado na Avenida Ibirapuera, nº 1215 – Vila Clementino, munidos de um documento original com foto, além da carteira de vacina, CPF e Cartão do SUS, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.

Sobre o Iamspe

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe) é o sistema de saúde do servidor público estadual. Com uma rede de assistência própria e credenciada presente em mais de 100 municípios, o Iamspe oferece atendimento a 1,3 milhão de pessoas, entre funcionários públicos estaduais e seus dependentes.

São mais de duas mil opções de atendimento no Estado, incluindo hospitais, clínicas de fisioterapia, médicos e laboratórios de análises clínicas e de imagem, além de postos de atendimentos próprios no interior, os Ceamas, e o Hospital do Servidor Público Estadual, na Capital. O Iamspe é um órgão do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Orçamento e Gestão.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar