Webcast discute a dor do paciente com câncer
Dor oncológica é tema do próximo episódio do “Quinta Sem Dor”, iniciativa da Grünenthal Brasil, e ocorre no dia 17 de novembro
Na próxima quinta, dia 17 de Novembro, será transmitido um episódio aberto ao público do webcast “Quinta Sem Dor”, iniciativa da Grünenthal Brasil que visa trazer conteúdos e conhecimentos a respeito da dor por meio de discussões com especialistas no assunto, com o intuito de melhorar o panorama da dor em todo o país. O episódio da vez terá como tema “A dor no tratamento do paciente oncológico: Visão Oncoguia”, e contará com a participação de Luciana Holtz, psico-oncologista, fundadora e presidente do Oncoguia, uma associação sem fins lucrativos que ajuda o paciente com câncer a viver melhor por meio de projetos de educação, informação e apoio.
O paciente com câncer pode sofrer com dores causadas ou não pelo tumor que está enfrentando. Apesar da dor oncológica ser provocada na maior parte dos casos pelo próprio câncer, o que ocorre quando um tumor pressiona ossos, nervos e órgãos do corpo, por exemplo, os tratamentos - como a quimioterapia e radioterapia - e até mesmo os exames realizados para diagnosticar a doença também podem provocar dor.(1)
A intensidade da dor sentida depende de diferentes fatores, incluindo o tipo de câncer, seu estágio (extensão), outros problemas de saúde que o paciente possa ter e também seu limiar de dor (tolerância à dor). No entanto, ter câncer não significa necessariamente ter dor: geralmente são os pacientes com doença avançada os que mais sofrem com ela.(2) Mas, de qualquer forma, ter a dor tratada adequadamente é um direito humano, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS)(3), e sua abordagem e manejo devem ser personalizados e multidisciplinares, já que cada pessoa sente dor de maneira única e particular, segundo a Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP, na sigla em inglês).(4) Tudo isso é essencial para assegurar a melhora integral da saúde do paciente e para que a dor tenha um menor impacto na vida da pessoa.
Luciana Holtz, especialista no assunto, explica que “infelizmente a dor está sim presente na vida de quem enfrenta um câncer. Há necessidade de mais conscientização por parte dos pacientes, de treinamento dos médicos e também de políticas públicas. A dor não deve e não precisa fazer parte”.
Essa discussão será aprofundada no programa “Quinta Sem Dor”, na próxima quinta, às 19h30. A transmissão será online, aberta a todos, e poderá ser acessada na hora pelo link: https://eventscenter.kvmt.com.br/3/convidado/4
Sobre o Quinta Sem Dor
A Grünenthal Brasil lançou em Outubro, mês internacional de combate à dor, um webcast chamado “Quinta sem Dor”. O objetivo é trazer conteúdo dos melhores especialistas para toda a classe médica, aumentando o conhecimento a respeito do tratamento da dor com o intuito de melhorar o panorama da dor em todo o país. As transmissões ocorrem toda quinta-feira às 19h30.
Além disso, há mensalmente um encontro aberto ao público geral, no qual são trazidas mais informações sobre a dor para que os pacientes também possam melhorar seu conhecimento do problema e terem consciência da importância de um tratamento adequado da dor.
Saiba mais sobre a Grünenthal Brasil no site: https://www.grunenthalhealth.com.br/
Sobre a Grünenthal
A Grünenthal, líder mundial na abordagem ao tratamento da dor e doenças associadas(5), é uma empresa farmacêutica familiar independente, dedicada à ciência e investigação, que conta com uma longa história na disponibilização de tratamentos inovadores para a gestão da dor e de tecnologias de ponta para os pacientes. Com o propósito de melhorar vidas, está comprometida com a inovação e foca toda a sua atividade e esforços para alcançar a visão de um mundo sem dor.
Com sede em Aachen, na Alemanha, a Grünenthal está presente em 29 países, com filiais na Europa, América Latina e Estados Unidos. Seus produtos são vendidos em mais de 100 países e a empresa conta com cerca de 4.500 colaboradores em todo o mundo. Em 2021, a Grünenthal faturou cerca de 1,5 bilhão de euros.
Mais informações em: https://www.latam.grunenthal.com/
Evento
Quinta Sem Dor
Tema: A dor no tratamento do paciente oncológico: Visão Oncoguia
Convidada: Luciana Holtz, Psico-oncologista, Especialista em Bioética, fundadora e presidente do Oncoguia
Data: 17/11 (quinta-feira)
Horário: 19h30
Link de transmissão: https://eventscenter.kvmt.com.br/3/convidado/4
Gratuito, aberto a todos os públicos
Referências
(1) INSTITUTO ONCOGUIA. Causas da dor em pacientes com câncer - Instituto Oncoguia. 2015. Disponível em: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/causas-da-dor/7664/902/.
(2) Facts About Cancer Pain | Pain from Cancer & Cancer Treatment. 2018. Disponível em: https://www.cancer.org/treatment/treatments-and-side-effects/physical-side-effects/pain/facts-about-cancer-pain.html.
(3) Brennan F, Lohman D. Access to Pain Management as a Human Right (2019) Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6301399/
(4) Raja, S. N., Carr, D. B., Cohen, M., Finnerup, N. B., Flor, H., Gibson, S., … Vader, K. (2020). The revised International Association for the Study of Pain definition of pain: concepts, challenges, and compromises. Pain, 161(9), 1976–1982. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7680716/
(5) O ranking é baseado nas vendas da corporação (EURO acc. IQVIA fixo – Status 4º trimestre de 2018) na área dos principais analgésicos com ação central, ou seja, Buprenorfina, fentanila, hidromorfona, hidrocodona, morfina, oxicodona, petidina, tapentadol, codeína, dextropropoxifeno, di-hidrocodeina, tilidina, tramadol.
M-N/A-BR-11-22-0015 – MATERIAL DESTINADO A IMPRENSA – APROVADO EM NOVEMBRO/2022
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário