Brasil,

Fisioterapia: uma aliada ao tratamento do Câncer de Próstata

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Consuelo Magalhães
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Câncer de próstata - foto divulgação Câncer de próstata - foto divulgação

Dra. Walkyria Fernandes explica como técnicas usadas por fisioterapeutas podem ajudar na incontinência urinária e na disfunção erétil, consequências da hiperplasia

Novembro é o mês de conscientização sobre o câncer de próstata, um assunto que ainda é tabu entre os homens. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no final do triênio 2020/2022 serão mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata, no Brasil. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, o diagnóstico precoce da doença, dá ao paciente 90% chance de cura. Contudo, quando os pacientes se submetem a cirurgia para retirada do câncer de próstata, alguns sintomas como incontinência urinária, disfunção erétil e dor lombar podem ocorrer. Além disso, esses desconfortos também podem acontecer nos casos de hiperplasia prostática benigna – que é um tumor não canceroso. De acordo com a fisioterapeuta clínica Dra. Walkyria Fernandes, esses sintomas podem ser tratados com a ajuda de um fisioterapeuta.

“A fisioterapia pode atuar em pacientes já operados, quanto em pacientes que apenas estão em acompanhamento. O trabalho com o paciente é para ajudar tanto no controle para urinar, para que ele não tenha escape de urina, como para aquele paciente com dificuldade de urinar, devido ao tamanho da próstata. Sem dúvida, a fisioterapia melhora a qualidade de vida do homem com comprometimento na próstata. Se for a hiperplasia benigna ou um tumor maligno as abordagens serão de acordo com o diagnóstico. Mas de maneira geral, o fisioterapeuta vai atuar de acordo com os desconfortos e sintomas do paciente. A fisioterapia trabalha o assoalho pélvico, o esfíncter de contenção urinária e atua no reequilíbrio dessa condição do trato urinário inferior” além de relacionar com a parte musculoesquelética ao redor e o sistema nervoso autônomo, explica a fisioterapeuta.

Walkyria também conta que a fisioterapia pode restabelecer o equilíbrio da região operada, pode fortalecer a musculatura do assoalho pélvico. “Muitas vezes, a bexiga do paciente não consegue armazenar a urina como antes da cirurgia e qualquer pressão incorre em um escape de urina. Por isso, é necessário trabalhar essa musculatura. Nesse sentido existem técnicas manuais para isso e também a eletroterapia e o biofeedback. Tudo isso ajuda o paciente a aprender a contrair novamente essa musculatura para devolver o máximo possível da normalidade na hora de urinar. Além disso, alguns pacientes acabam tendo comprometimento de nervos locais importantes, com a cirurgia, e acabam com dificuldade para ereção. A fisioterapia pélvica atua estritamente nesse problema”, ressalta a fisioterapeuta.

A fisioterapeuta clínica ressalta que no tratamento o profissional não deve pensar apenas na próstata e na bexiga. É preciso pensar o tratamento de maneira global. “É necessário pensar em todas as regiões que podem ficar desarmônicas com o problema principal, tem que equilibrar o paciente como um todo. Inclusive quando eu falo da cavidade abdominal, existe uma pressão interna nessa cavidade onde ficam as vísceras, quando essa pressão aumenta, favorece o escape de urina. Então, no tratamento dessa incontinência urinária, é importante pensar no reequilíbrio dessa pressão interna da cavidade abdominal. Isso por que, na parte superior dessa cavidade há um músculo importante: o diafragma. Que é o músculo da respiração. Por isso, o fisioterapeuta precisa ter uma visão de 360 graus”, pondera Walkyria.

Ainda segundo a especialista, o tempo de tratamento varia bastante, podendo ser de 3 a 6 meses ou até mais. Isso vai depender de qual foi o tamanho da cirurgia para a retirada do tumor, do quanto foi preciso retirar de tecidos afetados pelo tumor. Só assim é possível saber se o tratamento vai ser a médio prazo ou longo. A fisioterapeuta ressalta ainda que a prevenção é sempre o melhor caminho. “Dormir bem, se alimentar de forma saudável, praticar atividade física, controlar o peso, ter o menos possível de estresse. Tudo isso é fundamental para ter um corpo e mente saudáveis. Além disso, os exames preventivos são essenciais para um diagnóstico precoce e início do tratamento”, finaliza Walkyria.

Sobre Walkyria Fernandes

Walkyria Fernandes é graduada em Fisioterapia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Paraná) há 18 anos. Tem especialização em ortopedia e traumatologia desportiva, pela Faculdade Evangélica do Paraná. Além disso, conta com uma especialização em osteopatia pela Escuela de Osteopatía de Madrid (EOM) e D.O. reconhecido pela Scientific European Federation of Osteopaths (SEFO). É mestre em Tecnologia em Saúde, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), e fez doutorado sanduíche – parte na UniNove, em São Paulo e parte na Universidade de Sevilla, na Espanha.

A fisioterapeuta clínica ainda é idealizadora do método “Raciocínio Clínico Avançado – RCA 360”, curso on-line que já conta com mais de 5 mil alunos no Brasil e em nove países. Já foi proprietária de uma grande clínica de fisioterapia no estado do Mato Grosso, onde também atuou durante 7 anos como professora de anatomia, na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMT), no curso de Medicina.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar