Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Herpes-zóster: quais os riscos da doença?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  José Luiz Sykacz
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Erupções cutâneas em apenas um lado do corpo e dores intensas na região dos nervos são sintomas comuns da doença - Envato Elements Erupções cutâneas em apenas um lado do corpo e dores intensas na região dos nervos são sintomas comuns da doença - Envato Elements

Causada pelo vírus Varicella-Zóster, o mesmo da catapora, enfermidade também conhecida como "cobreiro" causa dor intensa e lesões de pele. Casos têm aumentado no Brasil

Autoridades de saúde estão em alerta: a herpes-zóster, uma velha conhecida de médicos e infectologistas do mundo todo, tem tido um aumento no número de casos no Brasil. De acordo com um estudo recente da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), o número de casos da enfermidade aumentou, em média, 35,4% no Brasil nos últimos anos. Surgida a partir do mesmo vírus que causa a varicela, esta enfermidade pode atingir qualquer pessoa que já teve a doença em algum momento da vida e é especialmente perigosa em casos de pessoas que estão com o sistema imunológico comprometido.

O infectologista credenciado da Paraná Clínicas, empresa do Grupo SulAmérica, Dr. Luiz Otávio da Fonseca (CRM-PR 39.666, RQE 23.253) explica que a herpes-zóster, também conhecida popularmente como cobreiro, tem uma origem mais comum do que muitos de nós imaginam: “esta é uma doença infecciosa provocada pelo vírus Varicella-Zoster, o mesmo que causa a catapora, que é a infecção primária manifestada a partir do momento da contaminação. Já a herpes-zóster é uma enfermidade causada a partir da reativação do vírus anos ou décadas depois de adquirida”, explica.

Os sintomas costumam ser facilmente identificáveis: erupções cutâneas que aparecem sempre no mesmo lado do corpo, ardor e coceira no local das lesões, febre, dor de cabeça e mal-estar. Outro sintoma comum é uma dor muito intensa nos nervos da região torácica, cervical, lombar ou da face: elas costumam preceder o surgimento das lesões e, em alguns casos, podem persistir por meses mesmo depois do diagnóstico e tratamento da doença. Além disso, apesar do nome, é importante deixar claro que a herpes-zóster não tem relação direta com o vírus da herpes simples, aquele que causa lesões na boca e nos genitais.

Mas, então, por que ele volta a se manifestar? O Dr. Luiz Otávio explica: “Mesmo depois do indivíduo se curar da catapora, o Varicela Zoster permanece latente, inativo sem causar doença, no gânglio nervoso ao lado da coluna vertebral. Este não é necessariamente um problema na medida em que o vírus é rapidamente combatido pelos anticorpos produzidos pelo organismo toda vez que tenta reativar (causar doença no corpo). No entanto, com o passar dos anos, a imunidade do indivíduo acaba baixando, fazendo com que o Varicella-Zoster consiga causar a herpes-zóster. Ou seja: para mantermos o vírus sob controle, precisamos de um sistema imunológico forte e saudável”, afirma.

Uma vez que a doença se manifesta, o tratamento é feito com analgésicos e drogas antivirais que visam aliviar os sintomas e promover a cicatrização mais rápida das feridas. Quanto mais precoce o diagnóstico e início da medicação, mais rápida é a cura. Embora não represente um grande perigo à maior parte dos pacientes, a herpes-zoster pode causar dores e lesões bastante incômodas e colocar em maior nível de perigo idosos, pessoas imunossuprimidas ou com outras doenças que causem imunodeficiência.

Prevenção

A Varicella-Zoster é transmissível apenas para pessoas que nunca tiveram catapora ou que não receberam a vacina contra a doença na infância. Nestes casos é importante permanecer distante de pacientes que estejam manifestando sintoma da herpes-zóster e não ter contato com suas roupas, lençóis, cobertores ou toalhas.

Outra forma de prevenção é a recém aprovada vacina contra herpes-zóster, indicada principalmente para pessoas a partir dos 50 anos, faixa etária de maior incidência da doença: disponível apenas na rede privada, ela é capaz de reduzir sua ocorrência em até 50% e, mesmo nos casos em que a enfermidade se manifesta, há uma significativa redução do número de lesões e risco de agravamento.

Em caso de manifestações de sintomas, é importante procurar um infectologista imediatamente para começar o tratamento.

Sobre a Paraná Clínicas

Fundada em 1970, a Paraná Clínicas é referência em planos de saúde empresariais e também atua na modalidade coletiva por adesão. Desde setembro de 2020, é operadora integrante da SulAmérica, o maior grupo segurador independente do Brasil. Carrega a missão de cuidar com excelência de empresas e pessoas, oferecendo como diferencial os programas de saúde preventiva e promoção de qualidade de vida. Com uma infraestrutura moderna e planejada em uma rede interligada, a Paraná Clínicas conta com sete unidades próprias em Curitiba e Região Metropolitana, chamadas de Centros Integrados de Medicina: CIM Araucária; CIM CIC - 24h; CIM Fazenda Rio Grande; CIM Rio Branco do Sul; CIM São José dos Pinhais; CIM Unidade Infantil - 24h (ao lado do Hospital Santa Cruz) e CIM Água Verde – onde também operam o Hospital Dia, projetado para oferecer o que existe de mais moderno em procedimentos eletivos, e o Centro de Infusão, estruturado para atender com excelência os pacientes de oncologia, hematologia e reumatologia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar