Brasil,

Obesidade e Gravidez: Entenda Como o Excesso de Peso Pode Prejudicar a Gestação

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Karine Bastida
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Médica nutróloga e cirurgião bariátrico explicam a importância de uma alimentação equilibrada e cuidados especiais nessa fase

A obesidade é o problema de saúde mais comum em mulheres que estão em idade reprodutiva. Essa doença além de apresentar riscos clinicamente significativos para a saúde das mulheres durante a gravidez e após o parto, ainda tem implicações de longo prazo para a saúde que necessitam de reconhecimento e tratamento. Ela pode afetar adversamente os resultados fetais, neonatais e infantis, com consequências ao longo da vida para essas crianças.

Segundo estudo publicado no New England Journal of Medicine (NEMJ), em julho de 2022, é importante que haja um acompanhamento nutricional, comportamental e cirúrgico nos casos de obesidade materna. O ideal é que isso seja feito antes da gravidez e continuado após o parto, além de parte dos cuidados de longo prazo para garantir os melhores resultados possíveis para as mães e os bebês e assim prevenir complicações graves.

Segundo a Dra. Andrea Pereira, médica nutróloga do hospital Albert Einstein e cofundadora da ONG Obesidade Brasil, a obesidade pode alterar o eixo cerebral-ovariano ocasionando redução da fertilidade e até mesmo infertilidade. Além disso, também prejudica a implantação do embrião no útero com aumento da taxa de aborto espontâneo. Já na gravidez associada à obesidade existe de três a quatro vezes mais probabilidade de haver diabetes gestacional, aumentando o risco do bebê. Existem estudos relacionando obesidade à pressão alta da gravidez, ao parto prematuro e a complicações após o parto, como infecções.

“Todas essas condições pioram à medida que a obesidade é mais grave, por isso, perdas de 5 a 10% do peso antes da gravidez melhoram a fertilidade e reduzem complicações durante a gestação. Durante a gravidez adotar um estilo de vida saudável com alimentação equilibrada e prática de atividade física regular é importante para reduzir riscos”, explica a nutróloga.

O cirurgião bariátrico Dr. Carlos Schiavon, também cofundador da ONG Obesidade Brasil afirma que a obesidade é um fator de risco na gravidez, por isso realizar cirurgia bariátrica antes de engravidar é uma forma de prevenir complicações como hipertensão e diabetes gestacional. “No entanto, é importante deixar claro que a gravidez deve ocorrer após no mínimo 18 meses da cirurgia, evitando a fase de emagrecimento intenso. O acompanhamento também é fundamental, principalmente com relação às vitaminas”, conclui Schiavon.

Sobre a ONG Obesidade Brasil

O Instituto Obesidade Brasil é a primeira organização sem fins lucrativos do mundo direcionada a pessoas com obesidade e surge com o objetivo de conscientizar e trazer informações claras e objetivas, sempre com mentoria científica, com linguagem acessível sobre obesidade, prevenção, diagnóstico, tratamento, novas tecnologias e direcionamento aos centros públicos e gratuitos de atendimento, ajudando da melhor forma possível.

A ONG foi fundada em fevereiro de 2020 para conscientizar pessoas de que a obesidade é uma doença multifatorial e crônica e conta com um Conselho Científico composto por especialistas colaboradores de todo o território brasileiro, de perfil multidisciplinar, que adota o conceito de saúde universal e trabalha para que todos tenham acesso à ajuda médica especializada.

Coordenadores da ONG Obesidade Brasil

Baixar foto Andrea Levy

Psicóloga Andrea Levy

Presidente e cofundadora da ONG Obesidade Brasil;

Psicóloga Clínica e bariátrica, especialista em Obesidade e Transtornos Alimentares pelo HC-FMUSP;

Mais de 20 anos de atuação em clínica de Obesidade e Cirurgia Bariátrica;

Autora do livro "Cirurgia Bariátrica: manual de instruções para pacientes e familiares".

Nutróloga Andrea Pereira

MD, PhD

Médica Nutróloga do Departamento de Oncologia e Hematologia do Hospital Israelita Albert Einstein;

Cofundadora e coordenadora da ONG Obesidade Brasil;

Doutorado pela Endocrinologia da UNIFESP em Obesidade e Cirurgia Bariátrica;

Pós-doutorado pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa;

Pós-doutorado em andamento pela Medicina Esportiva da FMUSP sobre obesidade, câncer de mama e exercício;

Autora do livro “Dieta do Equilíbrio: a melhor dieta anticâncer”.

Cirurgião Bariátrico Carlos Schiavon

Médico Especialista em Cirurgia Bariátrica e Metabólica;

Formado em 1987 pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo;

Doutor Cirurgião pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – São Paulo, SP;

Especialista em Cirurgia Bariátrica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica;

Coordenador de Ensino e Pesquisa do Núcleo de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do Hospital BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo;

Investigador principal do Trial GATEWAY – Gastric Bypass to Treat Obese Patients With Steady Hypertension.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar