Brasil,

Esclerose Múltipla: Terapia Ocupacional minimiza as dificuldades na rotina diária do paciente

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maíra Gioia
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Doença ganhou visibilidade no Brasil com diagnóstico da atriz curitibana Guta Stresser, que deu vida à Bebel, de A Grande Família

Dificuldade para caminhar, fraqueza muscular, incapacidade de executar movimentos, fadiga, problemas de fala e até bloqueios para pensar e compreender. Esses são alguns dos sintomas enfrentados pelos pacientes que têm Esclerose Múltipla (EM), uma doença crônica em que o sistema imunológico agride a bainha de mielina, comprometendo o sistema nervoso e impedindo a transmissão das mensagens do cérebro para diversas partes do corpo. No próximo dia 30 de agosto é comemorado o Dia Nacional de Conscientização. Durante todo o mês são realizadas campanhas para garantir o diagnóstico precoce e assim dar mais qualidade de vida aos pacientes.

A Esclerose Múltipla é a doença neurológica que mais atinge jovens adultos no mundo, sendo a maioria mulheres. No Brasil, ela ganhou visibilidade com o diagnóstico da atriz Claudia Rodrigues, a eterna Marinete de “A Diarista” e, recentemente, da atriz curitibana Guta Stresser, que deu vida à Bebel, de “A Grande Família”.

Por trás das dificuldades enfrentadas por pessoas como elas estão profissionais que trabalham para minimizar a imprevisibilidade da doença. Os terapeutas ocupacionais são aqueles que, ao lado do paciente, estabelecem uma estratégia para preservar a autonomia da melhor forma, uma vez que a esclerose múltipla é progressiva e não tem cura.

A terapeuta ocupacional Syomara Cristina Szmidziuk conta que os efeitos da doença podem ser retardados e manter as atividades diárias é o pedido mais frequente. “É muito normal os pacientes solicitarem a conservação das atividades da vida diária: alimentação, locomoção, vestuário e higiene”, afirma. Ela acrescenta que a terapia envolve a definição das prioridades elencadas pelo próprio paciente. “Selecionamos um objetivo, entre aqueles que são mais urgentes. Dessa maneira, a pessoa se sente produtiva por mais tempo”, explica.

A terapia ocupacional ensina o paciente a entender o próprio corpo e a conservar energia na rotina diária. Isso é feito a partir da seleção das atividades e da maneira com que cada uma será realizada. “Às vezes o excesso de exercício, por exemplo, pode ser o fato desencadeador de uma crise. O TO vai ensinar o paciente a planejar o gasto de energia no seu dia a dia”, afirma.

No processo de enfrentando da esclerose múltipla, o terapeuta ocupacional ajuda ainda a identificar técnicas que possam simplificar as atividades diárias, mantendo as habilidades motoras e emocionais.

Mês de Conscientização sobre a EM

O Dia Nacional de Conscientização sobre a EM, comemorado no dia 30 de agosto, foi criado por meio da Lei Federal 11.303/2006. O objetivo é dar visibilidade aos impactos da doença no dia a dia dos pacientes e dos familiares. Desde 2014, o mês ganhou a cor laranja para alertar sobre a causa e desmistificar a condição crônica da doença. O objetivo é fomentar o diagnóstico precoce e assim dar mais qualidade de vida aos pacientes.

Sobre Syomara Cristina Szmidziuk: atua há 32 anos como terapeuta ocupacional, e tem experiência no tratamento e reabilitação dos membros superiores em pacientes neuromotores. Faz atendimentos em consultório particular e em domicílio para bebês, terapia infantil e juvenil, para adultos e terceira idade. Desenvolve trabalho com os métodos RTA e terapia da mão, e possui treinamento em contenção induzida, Perfetti, Imagética Motora (básico), Bobath e Baby Course (Bobath avançado), entre outros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar