Brasil,

8 de agosto é o Dia Nacional da Pessoa com Atrofia Muscular Espinhal (AME)

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria Emilia Silveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

A Atrofia Muscular Espinhal (AME) é uma doença grave, sem cura e que atinge um entre cada 10 mil nascimentos - Divulgação A Atrofia Muscular Espinhal (AME) é uma doença grave, sem cura e que atinge um entre cada 10 mil nascimentos - Divulgação

Doença é rara, compromete a capacidade motora e ainda não existe cura

Em 2020 o Senado Federal estabeleceu que o dia 8 de agosto é o Dia Nacional da Pessoa com Atrofia Muscular Espinhal (AME), uma doença grave, sem cura e que atinge um entre cada 10 mil nascimentos. A AME compromete a capacidade de produção de uma proteína que interfere nos neurônios que comandam a parte motora, e esta deficiência causa fraqueza muscular, atrofia dos músculos e torna difícil respirar, engolir e se mover.

A doença é identificada cedo, logo nos primeiros meses de vida, e quanto antes iniciam os sintomas, mais grave tende a ser o grau da AME. Os níveis de AME variam de 0 (antes do nascimento) ao 4 (segunda ou terceira década de vida) e afetam os músculos em intensidade diferentes.

“As pessoas com graus mais avançados de AME acabam ficando com a qualidade de vida muito comprometida. Ficar na cama ou em uma cadeira de rodas torna-se necessário pela fraqueza muscular e muitos dos pacientes sofrem com as úlceras por pressão, feridas popularmente conhecidas como escaras", conta o enfermeiro estomaterapeuta Antônio Rangel, consultor da Vuelo Pharma.

As escaras se desenvolvem devido à pressão das proeminências ósseas sobre a pele e ocorrem quando a pessoa fica deitada ou sentada muito tempo na mesma posição. "Por isso, a consulta com um enfermeiro capacitado para avaliar o risco de formação dessas feridas e a orientação sobre os cuidados e prevenção são tão importantes para o bem-estar da pele", afirma Rangel.

A AME ainda não tem cura, mas fisioterapia e orientações médicas e de enfermagem, alimentação adequada e mudança de decúbito a cada duas horas impactam no bem-estar dos pacientes. Para os acamados, ou que ficam muito tempo em uma mesma posição e que desenvolvem úlcera por pressão, existe a possibilidade de utilizar um curativo tecnológico à base de celulose, a Membracel, que ajuda na regeneração tecidual e age como um substituto temporário da pele. “O curativo isola as terminações nervosas, o que diminui a dor do paciente. Também não precisa ser trocado diariamente, o que facilita todo o processo, além de acelerar substancialmente a cicatrização”, enfatiza Rangel.

Desenvolvida com tecnologia 100% nacional, a Membracel já está à venda nos principais marketplaces por meio da empresa Vuelo Pharma.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar