Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Infectologista alerta sobre a importância da vacinação em adultos

Engana-se quem pensa que a vacinação está presente apenas na rotina de bebês e crianças. No Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde existem as doses indicadas para adultos e grupos específicos como idosos, gestantes, pessoas soropositivas para HIV e imunossuprimidas.

A imunização com vacinas ajuda a prevenir doenças potencialmente graves de forma eficaz e rápida, visto que estimulam o sistema imunológico a produzir anticorpos específicos contra o agente. De acordo com a Dr. Celso Granato, infectologista e diretor Clínico do Grupo Fleury, para cada doença para a qual existe uma vacina, há um esquema específico que contempla diferentes doses: algumas são únicas e outras exigem reforço.

“A proteção conferida por vacinas para determinadas enfermidades pode não ser permanente, como é o caso da imunização para tétano e difteria, devido a isso, reforços são essenciais. E mais, caso alguma dose não tenha sido tomada na infância, é importante buscar a atualização na fase adulta, visto que vacinas são essenciais tanto para a proteção individual, quanto coletiva”, alerta o médico.

Como as campanhas de vacinação são geralmente voltadas para crianças e idosos, é comum que as pessoas fora dessas faixas etárias acabem não se atentando ou esqueçam quais imunizantes devem ser tomados ou reforçados. Quanto a isso, vale lembrar que as doses mais importantes para os adultos (a partir dos 20 anos) são: dTpa (tríplice bacteriana), influenza, pneumocócica, herpes- zóster, hepatites A e B, HPV, meningocócicas, febre amarela, além da COVID-19.

O infectologista enfatiza a importância da vacinação contra o herpes-zóster, doença causada pela reativação do vírus varicela zoster, sendo mais comum em pessoas acima de 50 anos, mas que pode ser evitada ou atenuada com a imunização. “Após a recuperação da varicela, o vírus se aloja em gânglios nervosos e fica latente, podendo causar a doença anos depois. O agente pode ser reativado sem nenhum fator evidente, mas geralmente ocorre por queda na imunidade. A complicação mais comum é a nevralgia pós-herpética, que afeta os nervos e a pele, causando uma sensação constante de queimação no corpo. A nova vacina contra herpes-zóster já está disponível no Brasil – somente em clínicas privadas – e pode ser usada em imunossuprimidos, pois não tem vírus vivo, além de ser mais eficaz que a vacina anterior”, informa o Dr. Granato.

Sobre o Grupo Fleury

Com 96 anos, o Grupo Fleury é uma das maiores e mais respeitadas organizações de medicina e saúde do Brasil, referência para a comunidade médica e público geral por sua qualidade técnica, médica, de atendimento e gestão. Com 13,5 mil funcionários e 3,2 mil médicos, detém as melhores práticas ESG e contribui para a sustentabilidade do sistema de saúde. Com sede em São Paulo (SP), o Grupo Fleury está presente também em outros nove estados e no Distrito Federal, com mais de 280 Unidades de Atendimento. A companhia oferece uma das mais completas soluções em medicina diagnóstica no país, por meio da coordenação de cuidado centrado no indivíduo e capacidade de inovação e tecnologia. Essas soluções refletem posicionamento estratégico da empresa de ser um ecossistema de saúde integrado e preventivo, que nasceu como um laboratório de análises clínicas e evoluiu para ofertas completas de medicina, físicas e digitais, em suas unidades de atendimento e operações B2B.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo