Brasil,

Dentes sensíveis: tratamento eficaz precisa considerar fatores como problemas gástricos, alimentação e estresse

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cristina Lins
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Imagem: Signature Clínica Boutique Imagem: Signature Clínica Boutique

Especialista destaca que muitos pacientes ignoram as causas mais abrangentes da sensibilidade; que, sim, piora no inverno

Se você sofre só de pensar em consumir aquele sorvete delicioso ou aquela sopinha caseira quentinha, antecipando a sensação desagradável que sentirá nos dentes sensíveis, você não está sozinho. Estudos mostram que o problema da hipersensibilidade dentinária - termo médico para a sensibilidade dental - atinge mais de 30% da população. A boa notícia é que tem tratamento, mas envolve outros fatores, que vão muito além daquele creme dental especial.

“Pode parecer um problema simples, mas tem gente que deixa até mesmo de viajar para lugares mais frios para não sentir a sensibilidade nos dentes, já que com o vento e a baixa temperatura, a sensação dolorosa não se restringe ao momento da refeição, está presente o tempo todo. O inverno passa a ser um período complicado, e isso gera um grande impacto na qualidade de vida”, explica o cirurgião-dentista Andreas Koren , sócio e diretor clínico da Signature Clínica Boutique.

O especialista explica que os dentes são como uma esponja, com milhões dos chamados “túbulos dentinários”. São micro túneis que recebem a umidade da saliva e que estão diretamente ligados ao nervo e a à polpa do dente. “Qualquer tipo de interferência, seja mecânica, como a mastigação, ou uma alteração de temperatura, movimenta essa umidade”, revela o Dr. Andreas. “Quanto mais gelado ou quente os alimentos e líquidos, maior a velocidade que essa umidade transita nesses micro túneis; e é isso que estimula os nervos e causa a sensibilidade”.

O Dr. Andreas ressalta que, quando os dentes estão sensíveis, geralmente há uma região da boca que, provavelmente, está muito exposta à saliva ou, por alguma agressão exagerada aos dentes, o limiar de dor está reduzido, fazendo com que a tolerância aos estímulos também seja menor. “Comparando com a nossa pele: quando tomamos muito sol, por exemplo, ela fica sensibilizada; e qualquer intervenção, como um toque ou um banho quente - o que normalmente é bem tolerado - passa a causar incômodo ou até dor. Com os dentes também é assim”.

O cirurgião-dentista aponta as causas mais comuns para esse distúrbio, indicando que é preciso sempre considerar um tratamento multidisciplinar. “Alterações gástricas podem causar refluxos, que levam mais acidez à boca, da mesma maneira que as dietas ricas em ácidos ou aminoácidos, como a que os atletas amadores ou profissionais costumam adotar. Até o estresse da vida moderna, com muita pressão, e os transtornos psicológicos, como a ansiedade e a depressão, são fatores de risco, pois desencadeiam problemas como o ranger dos dentes, por exemplo. Os medicamentos receitados nesses casos, muitas vezes, diminuem a salivação. E tudo isso causa desgaste nos dentes, provoca retração da gengiva e pode expor as raízes, causando sensibilidade”, enumera.

Segundo o Dr. Andreas, é comum hoje, em seu consultório, atender pacientes com o que ele chama de invalidez odontológica. “São pessoas com dentes extremamente desgastados, trincados, fraturados, com gengivas retraídas e exposição de raízes de forma muito precoce. Vemos isso cada vez mais em pessoas jovens, aos 30 anos, quando se trata de algo que deveria se manifestar apenas aos 60”, indica. “Muitos estão passando por fases de vida complicada, por isso, temos que ter um olhar mais abrangente. Não adianta apenas usar uma escova e uma pasta. Isso é a mesma coisa que você romper um tendão do seu joelho e andar de muleta. Você vai andar, mas não vai resolver seu problema”, compara.

O sócio e diretor clínico da Signature Clínica Boutique informa que há produtos odontológicos que oferecem um nível de conforto e podem amenizar a sensibilidade. “São bases químicas, que interagem com o esmalte do dente, neutralizando os ácidos que entram em contato direto, diminuindo aquela agressão”, comenta. “Há substâncias que também agem nos túbulos, reduzindo o fluxo da umidade. Mas, a sensibilidade é um sinal de alerta importante que o nosso corpo dá para investigarmos as possibilidades de forma mais assertiva, com protocolos sérios e o apoio de outros especialistas médicos”, completa o Dr. Andreas Koren.

Sobre o Dr. Andreas Koren

Cirurgião-dentista, sócio e diretor clínico da Signature Clínica Boutique, e embaixador da linha elmex, da Colgate, na região sudeste do Brasil. É referência em reconstrução de tratamentos estéticos e em transformação de sorrisos com resinas e cerâmicas (“lentes de contato dentais”). É graduado pela FOP-Unicamp, pós-graduado em odontologia estética, especialista em prótese dentária, e mestre em biomateriais na área de cerâmicas pela FO-USP. Também é consultor técnico da norte-americana Ultradent Products e da australiana Southern Dental Industries. @dr.andreaskoren @signatureclinicaboutique


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar