Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

No Dia Mundial do Colesterol, Grupo de Advocacy em Cardiovascular alerta para prevenção e controle das doenças do coração

A cada 90 segundos, uma pessoa morre por problemas cardiovasculares no Brasil. Segundo estimativas da Sociedade Brasileira de Cardiologia, cerca de 40% da população brasileira têm colesterol elevado, importante fator de risco para problemas doenças do coração e do sistema circulatório.

Neste 8 de agosto, em que o Dia Mundial de Combate ao Colesterol, o Grupo de Advocacy em Cardiovascular (GAC) faz um alerta para a diminuição do número de mortes por doenças cardiovasculares no país. Um dos objetivos é estimular a prevenção e identificação de fatores de risco na atenção da Saúde Primaria, promovendo a Educação em Saúde, para que a população conheça os principais fatores de risco.

“Além de conscientizar, precisamos garantir o acesso ao tratamento para paciente de alto risco e adesão do paciente a esse tratamento, para o melhor prognóstico”, afirma Andrea Bento, cofundadora da Colabore com o Futuro, negócio social que tem como objetivo ampliar o acesso da população à Saúde e organizador do GAC.

Uma das principais metas do Grupo é a implementação de Políticas Públicas, programas, capacitação de médicos e maior atenção dos fatores de risco por parte da população, com o engajamento da sociedade civil participando dos processos de decisão em saúde, com o objetivo de pleitear o acesso às tecnologias básicas e também aos medicamentos essenciais para os pacientes.

O Ministério da Saúde se comprometeu, recentemente, em investir R$ 20 milhões para prevenção e controle das doenças cardiovasculares. “Defendemos ações objetivas, como a promoção de campanhas de conscientização - como o incentivo a hábitos saudáveis - e de rastreamento (testes de colesterol, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, avaliação de risco cardiovascular e de risco de diabetes tipo 2), por exemplo. Queremos atuar junto às autoridades para estabelecer metas específicas sobre o controle das altas taxas de colesterol nas políticas nacionais de controle de doenças crônicas, que perpassam por este mapeamento da população brasileira”, destaca Patrícia Vieira, diretora-executiva da Associação Hipercolesterolemia Familiar, membro do GAC.

Um dos exemplos é garantir que o paciente de muito alto risco tenha o nível de LDL - também chamado de colesterol ruim - abaixo de 50 mg/dL, segundo meta estipulada pela Diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Esses menores níveis, durante o período de dois anos, reduzem em cerca de 22% a chance de novos eventos cardiovasculares.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo