Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Cardiologista da BP lança livro para desmistificar preconceitos sobre cirurgia cardíaca

A obra propõe uma reflexão para pacientes e familiares, mostrando formas de encarar de “peito aberto” operação e tratamento cardíaco

Com linguagem simples e envolvente, o médico cardiologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, André Gasparoto, convida pacientes, familiares e população geral para uma reflexão sobre a jornada da cirurgia cardíaca. Em sua segunda obra, “Cirurgia Cardíaca – como encarar de peito aberto”, publicada pela Editora Manole, o autor perpassa os caminhos percorridos por aqueles que necessitam de uma cirurgia no coração, desde os primeiros exames diagnósticos até o retorno para a rotina habitual.

De acordo com o especialista, o principal objetivo do livro é quebrar preconceitos. “A ideia é desmistificar sem banalizar a complexidade de uma cirurgia cardíaca, um tema que é tão relevante e que, em algum momento, fez ou fará parte da maioria das famílias dos brasileiros”, conta. Em 2021, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) anunciou que cerca de 30% da população brasileira é afetada por doenças cardíacas, o que resulta em mais de 300 mil mortes anualmente. Além disso, só no último ano foram realizadas 4.748 mil cirurgias cardíacas em adultos pelo SUS, o que corresponde a 86% de todas as cirurgias cardíacas no Estado de São Paulo, além de outras 45 cirurgias em crianças de 0 a 12 anos.

Para o médico da BP, a literal cirurgia cardíaca é apenas uma das etapas do atendimento. “O pré-operatório, pós-operatório e demais fases da reabilitação do paciente são fundamentais. Por conta disso, a obra aborda a jornada completa para que todos consigam entender a importância da sincronia desses estágios”, explica.

Somente na BP, referência na América Latina em Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, foram mais de 41 mil atendimentos cardiológicos em 2021. Em 2021, por exemplo, a instituição também foi pioneira no implante do Micra, o menor marca-passo do mundo, após ter se consagrado como uma das primeiras a realizar o implante transcateter de válvula aórtica (Tavi), a correção da insuficiência mitral por meio do implante de um dispositivo chamado MitraClip.

Traduzir para o público leigo os detalhes altamente complexos de uma indicação cirúrgica é um desafio, lembra o chefe de cirurgia cardiovascular do Hospital BP, Noedir Stolf, que assina o prefácio do livro. “O autor faz uma reflexão sobre a vida, analisa os fatores médicos que influenciam a plena recuperação e o ganho de qualidade de vida. Faz considerações que se baseiam em sua vasta experiência, mas, sobretudo, pondera uma visão pessoal, humanística, controversa, às vezes, mas que mostra o ser humano especial que é”, enfatiza.

A obra “Cirurgia Cardíaca – como encarar de peito aberto” conta com 18 capítulos, apresentação, preâmbulo, introdução e bibliografia consultada. O lançamento oficial e noite de autógrafos acontece no próximo dia 18 de agosto, às 19 horas, na livraria da Vila do Shopping Pátio Paulista, na Rua Treze de Maio, 1947 - Bela Vista, São Paulo - SP.

Serviço:
Lançamento do livro: “Cirurgia Cardíaca – como encarar de peito aberto”
Editora: Manole
Número de páginas: 128
ISBN: 978-85-204-6216-4
Local: Livraria da Vila – Shopping Pátio Paulista
Rua: Treze de Maio, 1947 - Bela Vista, São Paulo - SP
Horário: 19 horas.

Sobre a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo

Reconhecida pela revista Newsweek como uma das melhores instituições de saúde do mundo, a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo é um hub de saúde privado que compõe o grupo de 6 instituições de excelência brasileiras do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). A instituição conta com mais de 7.000 colaboradores e 4.000 médicos atuando em três endereços na cidade de São Paulo, nos bairros de Bela Vista (2 unidades) e Jardim América.

Os serviços da BP são oferecidos por meio de 3 marcas de serviços hospitalares com foco em alta complexidade e que atendem diferentes segmentos de clientes, e 3 marcas que contemplam serviços de medicina diagnóstica, consultas médicas e atendimentos ambulatoriais e educação e pesquisa. São elas: Hospital BP, referência em casos de alta complexidade, pronto-socorro geral e corpo clínico especializado para clientes de planos de saúde e particulares; pelo BP Mirante, hospital que oferece um corpo clínico renomado, pronto atendimento privativo, hotelaria personalizada e cuidado intimista para clientes particulares e de planos de saúde premium; pelo BP Essencial, hospital que tem foco na qualidade assistencial e oferece acomodações compartilhadas para clientes de planos de saúde básicos e particulares; pela BP Medicina Diagnóstica, um completo e atualizado centro de diagnósticos e de terapias, que oferece exames laboratoriais, de imagem, métodos gráficos e de todas as outras especialidades diagnósticas; pelo BP Vital, uma rede de clínicas de diversas especialidades médicas integrada aos demais serviços da BP para cuidar da saúde dos clientes e estimular conversas preventivas sobre a saúde; e pela BP Educação e Pesquisa, tradicional formadora de profissionais de saúde que capacita profissionais por meio de cursos técnicos e de pós-graduação, residência médica, eventos científicos e é responsável por gerenciar mais de 100 estudos e pesquisas na área da saúde com o intuito de contribuir para a evolução da Medicina no País.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo