Brasil,

Como escolher o modelo certo da bolsa de ostomia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria Emilia Silveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Cápsula gelatinosa para ser inserida no interior da bolsa e que ao entrar em contato com os líquidos consegue gelificá-los - Vuelo Pharma Cápsula gelatinosa para ser inserida no interior da bolsa e que ao entrar em contato com os líquidos consegue gelificá-los - Vuelo Pharma

São diversos os tipos de bolsa à disposição de quem passou pela intervenção cirúrgica

A ostomia é uma intervenção cirúrgica que cerca de 120 mil brasileiros já têm e que consiste em uma abertura na região do abdômen para a saída de fezes ou urina e também auxilia na respiração ou na alimentação. As causas são inúmeras, desde motivadas pelas consequências da Covid-19, como câncer de cólon, acidentes com perfurações abdominais, lesões no reto, doença de Crohn, entre outras.

O procedimento tem uma adaptação difícil, uma vez que aprender a utilizar a bolsa requer tempo e testes. Existem diferentes tipos de bolsa de colostomia e ileostomia para os perfis mais variados, com opções como drenável ou fechada; opaca ou transparente; uma peça ou duas peças.

“Muitas vezes esse tipo de procedimento tem uma adaptação difícil. Aprender a utilizar a bolsa requer tempo, testes e acompanhamento com enfermeiros capacitados. O grande desafio é o encaixe perfeito da bolsa ao estoma, evitando vazamentos, dermatites e feridas na pele peri-estomal”, conta o enfermeiro estomaterapeuta Antônio Rangel, assessor técnico da Vuelo Pharma.

Segundo Rangel, uma das principais complicações relacionadas à ostomia estão as dermatites e descolamento precoce das bolsas. Para minimizar esse problema e ainda diminuir significativamente o mau cheiro nas fezes, a empresa Vuelo Pharma produz e comercializa cápsulas gelilificadoras e odorizantes, que solidificam as fezes mais líquidas e diminuem o mau cheiro.

A cápsula que gelifica os líquidos das bolsas se chama Gelificador, fácil de encontrar em lojas e marketplaces. Consiste em uma cápsula gelatinosa para ser inserida no interior da bolsa e que ao entrar em contato com os líquidos consegue gelificá-los. “Ao gelificar os líquidos a limpeza fica bem tranquila. Outra vantagem é que as cápsulas exalam uma essência de lavanda, o que elimina os cheiros ruins que por ventura a bolsa tenha”, diz.

Confira abaixo os modelos e recomendações:

Drenável ou fechada

A pessoa pode escolher o modelo drenável: com abertura na parte inferior da bolsa para saída das fezes e fechamento manual, ou seja, o usuário faz a limpeza sem retirar a bolsa corpo. O modelo fechado, que não possui abertura na parte inferior para a saída dos líquidos, precisa ser trocada a cada higienização.

Transparente ou opaca

A bolsa de colostomia e ileostomia transparente permite a visualização mais fácil, o que auxilia no acompanhamento em tempo real do enchimento da bolsa coletora. Para quem prefere que os líquidos não fiquem visíveis, a opção mais recomendada é a bolsa para colostomia e ileostomia opaca.

Uma peça ou duas peças

Para que a bolsa coletora de fezes fique adaptada ao corpo de forma segura, é utilizada uma base adesiva de hidrocolóide. Na bolsa de estomia de uma peça a base adesiva está integrada, ou seja, formam uma única peça. Na hora da troca é preciso mudar todas as peças. Já na bolsa de duas peças as partes são separadas, a bolsa é fixada a placa adesiva e durante a troca somente a bolsa é retirada.

“A melhor dica é conversar com um profissional de confiança para avaliar qual a melhor bolsa. A escolha vai transformar toda a experiência”, finaliza Rangel.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar