Brasil,

Dia do Homem: por que os testículos merecem uma atenção especial?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Contexto
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

Em 15 de julho é celebrado o Dia do Homem. Neste ano, para marcar a data, o Departamento de Endocrinologia Feminina, Andrologia e Transgeneridade (DEFAT) da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) lança uma campanha de conscientização sobre a importância dos testículos na saúde masculina.

Os homens possuem dois testículos, que são as gônadas responsáveis pela produção das células reprodutoras masculinas, os espermatozoides, e o principal local de produção do hormônio masculino, a testosterona, fundamental no desenvolvimento do sexo masculino.

De acordo com o endocrinologista e presidente do DEFAT, Alexandre Hohl, manter a testosterona em níveis adequados é crucial para a biologia masculina e o funcionamento apropriado do corpo do homem. “A testosterona tem um papel essencial desde o início da vida. Um embrião já precisa dos hormônios sexuais para formação da genitália, no caso dos homens da testosterona para desenvolver o pênis, a bolsa escrotal e os testículos”, ressalta.

Na puberdade, o hormônio é responsável pelo aparecimento dos chamados caracteres sexuais secundários, como aumento do pênis, enrugamento da bolsa escrotal, aumento dos testículos e aumento de massa muscular. “É ele também que confere a pilificação masculina, ou seja, presença de pelos em várias partes do corpo além da região pubiana, como pernas braços, tórax, dorso e rosto”. Na vida adulta, atua na função sexual, sendo primordial para fertilidade.

Ainda segundo o endocrinologista, por serem justamente os testículos os principais responsáveis pela produção do hormônio masculino, qualquer alteração no órgão pode impactar diretamente na sua produção, por isso a campanha deste ano é voltada para importância da atenção à da região.

Alexandre Hohl explica que doenças como varicocele (dilatação anormal das veias testiculares) ou hidrocele (acúmulo de líquido dentro da bolsa escrotal), ou mesmo acidentes e traumas, que por sua vez podem ocasionar atrofia testicular, estão entre os problemas mais comuns que afetam esse órgão masculino. “A orquite, que é uma inflamação dos testículos, comum após infecções virais, como a caxumba, também pode comprometer a saúde do órgão”, acrescenta.

O médico ressalta ainda que o câncer de testículo, que corresponde a 5% do total de casos de câncer entre os homens segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), também pode interferir na produção hormonal. Apesar de raro, sua maior incidência ocorre em homens em idade produtiva (entre 15 e 50 anos). “Temos uma facilidade no diagnóstico, pois pode levar a um aumento muito rápido do volume testicular e, a partir disso, ocorre a desconfiança”, afirma. Mas, para isso é preciso estar atento ao órgão e realizar autoexame com regularidade.

Apesar de toda sua importância, segundo Hohl a dosagem da testosterona não deve ser feita como rotina nos homens. “Ela deve ser dosada apenas em casos em que sinais e sintomas que levantem suspeita para uma condição chamada hipogonadismo masculino, que é falta de testosterona em homens”, destaca.

Alguns dos sintomas do hipogonadismo masculino, segundo o endocrinologista, são disfunção sexual, queda da libido, disfunção erétil, piora da performance sexual, podendo evoluir com alterações como cansaço, falta de força física (adinamia) e alteração de humor. “Essa é ainda uma causa comum de osteopenia e osteoporose em homens, que pode levar à fraturas que colocam em risco a qualidade de vida”, acrescenta.

No Brasil, o Dia do Homem é comemorado desde 1992 e visa chamar a atenção da sociedade para importância dos homens de cuidarem de seu corpo e de sua saúde.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar