Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Oxitec e Governo de Djibouti anunciam parceria para combater mosquitos transmissores da malária na África

Com apoio do Governo de Djibouti, tecnologia que cria mosquitos do Bem™ visa ajudar a combater o mosquito vetor da malária, Anopheles stephensi

A Oxitec e o Ministério da Saúde de Djibuti anunciaram uma parceria para combater o mosquito transmissor da malária no país, Anopheles stephensi, por meio do Programa Nacional Contra a Malária. O acordo inclui a Association Mutualis, uma organização djibutiana sem fins lucrativos dedicada a promover melhorias na saúde pública em Djibuti.

A espécie invasiva Anopheles stephensi, que é nativa da Ásia, causou um aumento massivo nos casos de malária urbana na capital de Djibuti desde que foi relatada pela primeira vez, em 2012. O número de pessoas infectadas, que inicialmente chegava a centenas, hoje soma dezenas de milhares. Em Djibuti, onde 70% das pessoas vivem na capital, essa invasão expôs a maior parte da população do país. Além disso, estão sendo registrados casos em outros países da região, como Etiópia, Sudão e Somália. Os principais especialistas em malária alertaram que "são necessárias ações urgentes para evitar o surgimento de epidemias urbanas de malária, o que causaria um desastre na saúde pública".

Em razão do cenário alarmante, o governo de Djibuti expressou a necessidade de, como parte de uma abordagem integrada, apresentar soluções inovadoras para complementar as ferramentas existentes, tais como redes mosquiteiras, pulverização residual interna ou gestão ambiental. Com isso, o governo de Djibuti abordou a Oxitec em 2018 para explorar como a tecnologia mosquito do Bem™, com eficácia comprovada contra o mosquito da dengue, Aedes aegypti, poderia servir como uma nova ferramenta para combater o vetor urbano da malária.

"Estamos entusiasmados e honrados em ser parceiros do Governo de Djibouti e da Association Mutualis enquanto trabalhamos juntos para desenvolver a mais nova tecnologia de mosquitos do Bem™ da Oxitec. É exatamente esse tipo de parceria público-privada que abre um potencial real de impacto na saúde pública para novos e crescentes desafios de saúde. A liderança de Djibouti nesta frente servirá, sem dúvida, como um exemplo de como outros países da região poderão abordar questões emergenciais, especialmente frente a um clima com rápidas mudanças. Estamos entusiasmados com nossa parceria com o Governo do Djibuti e a Mutualis, pois representa mais uma colaboração que empreendemos para levar nossas tecnologias a causarem impacto", afirma Grey Frandsen, CEO da Oxitec.

A Oxitec lançou recentemente o Aedes do Bem™ como um produto comercial para residências, comunidades e empresas no Brasil, focado no combate do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zyka, chikungunya e febre amarela. O programa de malária da Oxitec está em pleno andamento, e essa parceria inaugura uma nova fase, que permitirá a validação em campo da solução Anopheles Stephensi do Bem™.

"Como governo, estamos focados em oferecer um controle vetorial seguro, eficaz e sustentável para proteger nosso povo contra os mosquitos que disseminam doenças. Esta nova parceria demonstra o compromisso do nosso governo em liderar a mudança na forma como os mosquitos que disseminam a malária são combatidos. Estamos entusiasmados em trabalhar com a Oxitec para explorar o impacto que esta nova solução pode causar nas comunidades ameaçadas pela malária em nosso país e acreditamos que esse tipo de colaboração público-privada é o caminho a seguir para produzir impacto em muitos campos", diz o Ministério da Saúde de Djibouti.

Para a Association Mutualis, "as ferramentas atuais de gestão vetorial são inadequadas no combate a Anopheles Stephensi e, apesar de nossos melhores esforços, a malária continua a assolar as pessoas em nossa capital e arredores. Estabelecemos uma forte parceria com a Oxitec com um propósito comum: melhorar o manejo desse mosquito invasivo para o benefício das comunidades ameaçadas pela malária. Sua solução do Bem™ representa uma nova e promissora ferramenta que aguardamos ansiosamente para avaliar em Djibuti".

Sobre a Oxitec

A Oxitec é líder no desenvolvimento de soluções biológicas para controlar pragas que transmitem doenças, destroem culturas e prejudicam a pecuária. Fundada em 2002 na Universidade de Oxford, a Oxitec foi criada por dois cientistas do Departamento de Zoologia de Oxford, que desenvolveram a base da tecnologia autolimitante para controle de insetos. Atualmente, é liderada por uma equipe composta por especialistas de 15 nacionalidades e apoiada por parceiros públicos, privados e sem fins lucrativos de classe mundial. Com sede em Campinas, a empresa está presente no Brasil desde 2011.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo