Brasil,

Hospital de Curitiba leva telemedicina pediátrica a Iguape, no Vale do Ribeira

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Hospital Pequeno Príncipe
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil já oferece teleconsultas particulares, desde o ano passado, em oito especialidades

O Pequeno Príncipe, maior hospital exclusivamente pediátrico do país, está levando sua experiência centenária para o atendimento infantojuvenil da população de Iguape, cidade paulista do Vale do Ribeira. A instituição começou neste mês a prestar serviço de telemedicina na área de pediatria. O contrato assinado com a prefeitura do município prevê 186 consultas médicas no total, o equivalente a oito consultas por semana, ao longo de um período de seis meses, em pediatria geral, via teleconsulta ou via teleatendimento, voltadas especialmente à faixa etária entre 0 e 5 anos.

As consultas a distância são realizadas por meio da interação entre a criança e seu responsável, a equipe de médicos do Pequeno Príncipe e a equipe de saúde de Iguape. Para receber o atendimento remoto, as famílias precisam ir até a unidade de saúde do município, onde haverá suporte e acompanhamento de um profissional de saúde.

As teleconsultas contam com o TytoCare, um dispositivo que possui a capacidade de realizar segmentos do exame físico, de modo remoto, simultaneamente ou não, a partir de qualquer lugar, bastando apenas ter um sinal de internet. Além de serem transmitidos em tempo real, os resultados ficam arquivados em uma plataforma digital, à qual o médico tem acesso e pode analisar os dados para chegar a um diagnóstico mais preciso e então prescrever o tratamento. A tecnologia permite medir a temperatura e aferir a frequência cardíaca do paciente, fazer ausculta do coração, pulmões e região abdominal. Além disso, gera imagens com precisão e alta qualidade da garganta, do ouvido e da pele.

O aparelho foi trazido ao Brasil pela startup Tuinda Care, que é acelerada pelos hospitais pediátricos Pequeno Príncipe e Sabará, de São Paulo. “O projeto com a Prefeitura de Iguape traz a oportunidade de acesso à medicina pediátrica de alta qualidade técnica para as crianças desta importante cidade do litoral sul de São Paulo. A telemedicina, com uso de aparelhos junto ao paciente e, na outra ponta, nossos médicos com sua experiência, permite que nossa expertise vá a qualquer lugar. Por meio desse sistema de teleatendimento também integramos os profissionais de saúde envolvidos a uma rede de assistência a nossas crianças”, ressaltou o diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro.

A equipe do Serviço de Telessaúde do Pequeno Príncipe foi responsável pelo treinamento dos profissionais de saúde de Iguape que participam das consultas virtuais. O Hospital também realizou os ajustes técnicos dos aparelhos que estão sendo utilizados nos pacientes e continuará oferecendo suporte aos funcionários do município, com retornos e avaliações do programa. “A telemedicina é um método de prestação de serviços médicos feita com o uso de tecnologias interativas. Por meio de um dispositivo de áudio e vídeo, o profissional de saúde que está na ponta pode trocar informações com o especialista, garantindo um atendimento de qualidade”, explicou a coordenadora do Serviço, a médica Rafaela Wagner.

Sobre a telessaúde

O Serviço de Telessaúde do Pequeno Príncipe teve início, oficialmente, em 2021 e também conta com a tecnologia Tyto. Desde então já realizou mais de quatro mil teleconsultas. Os atendimentos para pacientes que estejam em Curitiba ou qualquer outra cidade do país precisam ser agendados de forma on-line. Atualmente, são disponibilizadas teleconsultas na modalidade particular em oito especialidades pediátricas: cirurgia pediátrica, gastroenterologia, hematologia, nefrologia, neurologia, ortopedia, otorrinolaringologia e pneumologia.

Sobre o Pequeno Príncipe

Com sede em Curitiba (PR), o Pequeno Príncipe, maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil, é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que oferece assistência hospitalar, há mais de 100 anos, para crianças e adolescentes de todo o país. Disponibiliza desde consultas até tratamentos complexos, como transplantes de rim, fígado, coração, ossos e medula óssea. Atende em 35 especialidades, com equipes multiprofissionais, e realiza 60% dos atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS). Conta com 378 leitos, 68 de UTI, e em 2021, mesmo com as restrições impostas pela pandemia de coronavírus, foram realizados cerca de 200 mil atendimentos e 14,7 mil cirurgias que beneficiaram pacientes do Brasil inteiro.

Sobre a Tuinda Care

A Tuinda Care é uma startup que tem o objetivo de expandir o acesso a cuidados em saúde de qualidade no Brasil por meio da telemedicina. É distribuidora exclusiva da tecnologia TytoCare no território nacional, com o propósito de conectar o médico ao seu paciente, sem limite de distância, garantindo excelência médica a cada atendimento.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar