Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Vacina da dengue: quem pode tomar e onde encontrar?

Crédito: Pixabay Crédito: Pixabay

No Mês da Imunização, especialista do Laboratório São Camilo tira as principais dúvidas sobre a vacina contra a dengue.

A cidade de Maringá (PR) declarou epidemia de dengue no mês de maio e mantém estado de alerta para evitar o aumento de casos da doença. De acordo com o boletim epidemiológico mais recente do município, publicado na última terça-feira (28), mais de 4 mil pessoas já foram infectadas pelo vírus em 2022. E quem já foi exposto à doença tem uma ferramenta importante para prevenir reinfecções com consequências mais graves: a vacina da dengue.

“A Dengvaxia é a única vacina contra a dengue disponível no Brasil até o momento. Ela é capaz de proteger o organismo contra os sorotipos 1, 2, 3 e 4 do vírus por meio do estímulo do sistema imunológico, produzindo anticorpos contra a doença transmitida pelo Aedes aegypti. Com o imunizante, o organismo reage mais rapidamente em contato com o vírus”. Quem explica é a Dra. Maria Isabel de Moraes Pinto, infectologista da Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil e da qual o laboratório maringaense São Camilo faz parte.

Encontrada apenas na rede privada e disponível no Laboratório São Camilo – que faz parte da Dasa – as doses só são recomendadas para crianças a partir de 9 anos de idade, adolescentes e adultos até 45 anos que já foram expostos ao vírus, com manifestação ou não dos sintomas. “Poucas pessoas sabem, mas é importante alertar que para tomar a vacina contra a dengue, é necessário pedido médico e exame que comprove a infecção prévia pela doença", esclarece a infectologista.

Por que só pode tomar quem já teve dengue?

“Quem é reinfectado pela dengue tem mais chances de desenvolver formas graves da doença. Para quem já teve contato com o vírus, a vacina diminui essas chances. No entanto, estudos mostraram que quem não teve contato e toma a vacina entra para o grupo de risco em que estão os pacientes que pegam dengue mais de uma vez", explica a doutora. Isso acontece porque a Dengvaxia é uma vacina de vírus vivos, composta pelo vírus da vacina febre amarela que contém porções do genoma dos quatro sorotipos de dengue. “Os pacientes que querem tomar a vacina, mas não sabem se já tiveram dengue, podem procurar as unidades do Laboratório São Camilo para realizarem o teste de sorologia”, complementa a especialista.

Doses recomendadas

Pessoas que já pegaram dengue e ainda não se vacinaram devem se atentar às recomendações de vacinação: são recomendadas três doses do imunizante, com intervalo de seis meses entre cada uma delas.

A vacina contra a dengue está disponível nas unidades físicas do São Camilo ou em atendimento móvel, no qual a equipe do laboratório vai até onde o paciente estiver para aplicar o imunizante.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo