Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Saúde da pele: chegada do inverno exige cuidados especiais

Na estação mais fria do ano, pele tende a ficar mais sensível e suscetível a doenças

A chegada da estação mais fria do ano sempre divide opiniões. Há quem goste de tirar os casacos do armário, enquanto outros preferem o calor da primavera e do verão. De qualquer forma, uma coisa é certa: as baixas temperaturas exigem um maior cuidado com a pele. Isso porque o inverno é propício para o surgimento de alterações dermatológicas, que vão da vasoconstrição, que é a diminuição do diâmetro dos vasos de sangue, até o afinamento da camada superficial, que acaba afetando a proteção da pele.

Ademais, diversas doenças de pele preexistentes podem ser agravadas pelo clima frio, como a dermatite atópica, mais comum em crianças, até o prurido, que geralmente acomete idosos. De acordo com a dermatologista Ana Cristina Opolski, do Hospital IPO, porém, os que mais sofrem com a chegada do inverno são pessoas que, apesar de não possuírem nenhuma doença dermatológica de base, têm a pele mais seca e sensível.

Segundo a especialista, o tipo de pele dos indivíduos é constitucional, ou seja, próprio de cada um. É com o auxílio de um médico que o paciente descobre qual é o seu tipo de pele e que produtos são os mais recomendados para uso.

Para evitar o ressecamento da pele, contudo, há alguns cuidados que podem ser tomados por todos, como usar hidratantes após o banho, evitar sabonetes que removam excessivamente a camada de gordura que protege a pele, vestir luvas para realizar atividades domésticas com produtos de limpeza e tomar banho e lavar as mãos com água em temperatura morna – e não quente em excesso.

A médica, aliás, reforça a atenção com as mãos: “se nós precisamos hidratar o corpo após o banho, devemos hidratar as mãos diversas vezes ao dia, já que as lavamos com bastante frequência”. Ainda, é necessário dar atenção especial às pontas dos dedos e lábios, pois são regiões que frequentemente ressecam a ponto de sangrar, o que acaba atrapalhando o dia a dia das pessoas, especialmente na manipulação de objetos e na alimentação.

Caso os cuidados recomendados não sejam seguidos, é possível que haja o ressecamento agravado da pele e, uma vez que a normalidade do maior órgão do corpo humano é alterada, é difícil conseguir retornar ao padrão rapidamente. Se as recomendações citadas acima estiverem sendo seguidas e mesmo assim a pele permanecer seca e sensível, recomenda-se que um médico especialista seja consultado.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo