Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

O Cortisol e Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre Este Hormônio!

Crédito Divulgação Crédito Divulgação

Para Quem Deseja Emagrecer Com Saúde, Buscando Um Estilo De Vida Mais Saudável, É Importante Que Você Mantenha O Cortisol Controlado E Sobre Isso, A Dra. Gabriela Iervolino Vai Nos Explicar Sua Real Importância!

Como já sabemos, o cortisol é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais, localizadas acima dos rins, responsável por auxiliar o organismo a controlar o estresse, contribuindo também para o funcionamento do sistema imunológico, mantendo a pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue constantes.

Também chamado de “hormônio do estresse”, o cortisol prepara o nosso corpo para situações de muita tensão, seja para enfrentar o perigo ou para fugir dele. Este esteroide está diretamente ligado as várias atividades regulatórias de diferentes sistemas. Com ele, vem junto efeitos importantes na regulação do nosso organismo, e por isso é necessário que ele esteja em equilíbrio - explica a Dra Gabriela Iervolino, Endocrinologista e titulada pela SBEM; - Caso ele esteja muito baixo, por exemplo, ele impactará negativamente no corpo, causando perda de peso, fadiga e anemia. Por outro lado, o nível alto de cortisol também é extremamente prejudicial, principalmente para quem está tentando emagrecer - completa a especialista.

“Há situações em que o cortisol aumenta, seja em momentos de tensão, de preocupação, estresse, ou seja, em situações comuns do dia-a-dia. E quando o nível de cortisol aumenta, ele causa uma série de malefícios ao nosso organismo, como o aumento da fome, desregula a glicemia, aumenta a pressão arterial, entre outros efeitos.

No entanto esse aumento natural, devido ao estresse ou as preocupações diárias, não é caracterizado como uma doença, pois se trata de níveis aceitáveis, diferente de doenças que apresentam uma quantidade excessiva de cortisol como por exemplo a” Síndrome de Cushing” - esclarece a Dra Gabriela.

Para evitarmos essa desregulação do cortisol em nosso organismo, precisamos buscar alguma válvula de escape para a eliminação de estresse, como por exemplo, exercícios físicos, pois liberam outros hormônios bons que acabam diminuindo os níveis de cortisol causando um relaxamento do corpo- explica a médica.

Uma outra forma de regular o cortisol, quando estamos muito estressados, são as técnicas de relaxamento com exercícios de respiração, como por exemplo, usando a técnica de respirar em 4 tempos, segurar em 7 e expirar em 8 tempos; fazendo isso por volta de 7 vezes, certamente, você se sentirá mais relaxado e seu nível de cortisol, mais baixo consequentemente.

Uma meditação diária, mesmo que por dez minutos, em que conseguimos elevar a nossa mente para um estado mais tranquilo, deixando o corpo mais relaxado, também conta muito para a manutenção dos bons níveis de cortisol.

Quando se dorme mal, você acaba ficando com o cortisol muito elevado no dia seguinte, e é por isso que ficamos com muito mais fome, e desejamos comer principalmente coisas mais doces e calóricas.

A aromaterapia também ajuda no relaxamento, na hora de dormir. Enfim, há várias maneiras de contornarmos as situações estressantes do dia-a-dia – Orienta a Dra. Gabriela Iervolino

O cortisol é responsável pela quebra das proteínas e deposito de gorduras. Quando ele está alto, com um nível acima do tolerado, acaba havendo uma perda da massa muscular e acumulo de gordura principalmente na barriga, que é um dos fatores relacionados ao aumento do peso, além de dificultar o emagrecimento.

A relação do cortisol com a saúde, é mantê-lo controlado, e com isso conseguimos também manter a glicemia controlada; porque quando o cortisol aumenta nós sentimos mais “vontade de comer”, o que pode contribuir para o aumento dos níveis de açúcar no sangue e uma piora para quem já é diabético também.

E ao controlar o cortisol podemos ter uma rotina com uma alimentação mais saudável, afinal, o cortisol alto vai nos levar a comer alimentos mais gordurosos, mais calóricos. Então, consequentemente, ao controlar estes níveis, também conseguimos emagrecer de maneira mais saudável, sem pressa, com foco na mudança do estilo de vida e sabendo que esta mudança não é passageira, mas sim, para toda a vida e justamente por isso, deve ser acompanhada por um profissional, que vai te guiar pelo caminho certo, vai te incentivar e não deixará você cair, que é o mais importante! Lembra, que já falamos das dietas milagrosas e suas consequências, certo? – Finaliza a Dra. Gabriela Iervolino

CRÉDITOS:

Dra. Gabriela Iervolino é Médica, Endocrinologista formada pela UNIFESP e FMABC, titulada pela SBEM – Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo