Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Dia Nacional do Diabetes traz alerta sobre complicações da doença

No próximo dia 26 de junho é comemorado o Dia Nacional do Diabetes, uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de produção de insulina pelo pâncreas, o que ocasiona valores elevados de açúcar no sangue.

Segundo o Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF) a estimativa da incidência da doença em 2030 é de 21,5 milhões de pessoas, fazendo com que essa enfermidade se torne uma questão de saúde pública.

Existem diferentes tipos de diabetes, como a tipo 1 (que concentra entre 5% e 10% do total de pessoas), a diabetes tipo 2, a diabetes gestacional, etc…A obesidade é um fator de risco importante para a doença.

Segundo a endocrinologista e Coordenadora Médica da Clínica Médica do Hospital Icaraí, Doutora Jaqueline Pais é importante o correto diagnóstico para o tratamento adequado, evitando assim as complicações crônicas.

“Geralmente o DM1 aparece em crianças e adolescentes, e o DM2 costuma aparecer após a idade de 40 anos e está mais associado à obesidade e ao envelhecimento. Porém com a alta taxa de obesidade infantil, a diabetes tipo 2 pode ocorrer mais precocemente, explica a endocrinologista.

Como funciona a diabetes

No caso da diabetes Tipo 1, o pâncreas não produz mais a insulina, o que faz com que a glicose fique no sangue, ocasionando alta taxas de açúcar, a chamada hiperglicemia. Essa condição pode danificar vários órgãos se não tratada.

Já a diabetes Tipo 2 resulta da resistência à insulina e de deficiência na secreção de insulina e ocorre em cerca de 90% dos diabéticos.

“O diabetes mellitus tipo 1 é uma doença autoimune que aparece devido à destruição das células beta do pâncreas. Em resumo, o paciente já nasce com as alterações genéticas que favorecem o surgimento dessa patologia”, explica a Dra Jaqueline Pais, lembrando que ao contrário do que muitos pensam é a diabetes tipo 2 que apresenta na hereditariedade um fator de risco mais forte, com mais de 75% dos pacientes apresentando histórico familiar.

A médica alerta que a enfermidade tem como sintomas mais comuns: perda de peso sem motivo, muita fome e sede, vontade de urinar toda hora, cansaço, mudanças de humor, infecções frequentes, formigamentos nas pernas, mão e pés, diminuição da acuidade visual, e dificuldade em cicatrizar feridas.

A partir do momento em que surge o diagnóstico, o tratamento correto do diabetes tipo 1 pode incluir o uso de insulina associada à mudança na alimentação (evitando carboidratos, açúcares e gorduras) e a prática constante de exercícios físicos adequado à idade do paciente.

“A mesma dica serve para os pacientes com diabetes tipo 2: manter uma dieta rica em frutas e legumes e a prática de atividade física regular. Essas medidas ajudam a controlar as altas taxas de açúcar no sangue e consequentemente suas complicações como o pé-diabético, infecções e até infarto agudo do miocárdio” alerta a médica.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo